| 14/11/2006 11h29min
Tradicional prova do ciclismo nacional, a largada do Tour de Santa Catarina ocorre nesta terça, em Criciúma, com um prólogo de oito quilômetros. A prova, que reúne os principais equipes e ciclistas do País, completa 20 anos nesta edição e atravessa a maior parte do estado. No total, os atletas vão percorrer 1.063 quilômetros em 12 dias.
Estão confirmados atletas como Márcio May, Tonho Nascimento, Pedro Nicácio, Nilceu Santos, Renato Ruiz e o argentino Matias Médice, campeão em 2004.
A prova faz ligação entre importantes regiões de Santa Catarina. Após a largada em Criciúma, os ciclistas passam pela região serrana do planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, planalto Norte e litoral. A etapa mais longa será entre Mafra e Joinville, de 130 quilômetros, no penúltimo dia de competição. O encerramento será entre as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. No total, o Tour vai passar por 36 cidades do Estado.
Desde a primeira edição foram percorridos 16.900 quilômetros. A primeira edição foi realizada em 1987 com um percurso de 653 quilômetros e a vitória ficou com o mineiro Cássio Paiva. O ciclista com maior número de conquistas é o catarinense Márcio May, com quatro títulos (1997, 1998, 2002 e 2005).
Em 1998, na 12ª edição, o Tour de Santa Catarina se tornou o primeiro evento do país a ser reconhecido pela União Ciclística Internacional (UCI) e passou a fazer parte do calendário internacional da modalidade. Com a pontuação valendo para o ranking mundial, foi um atrativo aos ciclistas estrangeiros que competiram pela primeira vez neste ano. Desde então, cerca de 800 competidores se inscreveram para disputar a prova.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.