| 20/10/2006 17h25min
O tcheco Thomas Berdych mostrou mais uma vez ser um dos tenistas mais habilidosos da nova geração. E frio. Mesmo na “casa” do espanhol Rafael Nadal e diante de grande torcida, ele se manteve calmo e bateu o número dois do mundo nesta sexta por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (8/6).
Berdych ainda foi mais longe ao final da partida, que o colocou na semifinal do Masters Series de Madri. Em tom provocativo ao final, mandou a torcida se calar, o que gerou desconforto com Nadal. Os dois ainda conversaram após o tradicional aperto de mãos, mas o tcheco voltou a mexer com a torcida em sua saída para os vestiários.
No jogo, Berdych salvou set point no tie-break do segundo set, quando se viu atrás em 6/7, e confirmou a fama de “carrasco” do espanhol ao vencer sua terceira partida em quatro realizadas até hoje. Neste ano, já havia se dado melhor nas oitavas-de-final do Masters Series de Toronto, no mesmo piso sintético.
No piso rápido, já havia aparecido com destaque em 2004, quando derrotou Roger Federer na segunda rodada das Olimpíadas de Atenas. Mas foi no ano passado, porém, que conseguiu a maior glória, ao conquistar o título de Paris. Atualmente na 11ª colocação do ranking, deve entrar pela primeira vez entre os top 10.
Berdych vai enfrentar na semifinal o vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic, outra jovem revelação do tênis, e o chileno Fernando González, tenista que vive sua melhor fase da carreira. Ele nunca enfrentou o sérvio e tem desvantagem de 2 a 0 no confronto contra o chileno.
Já Nadal prova que a fase não é das melhores. Atual campeão, perde 375 pontos no ranking de entradas e vê sua desvantagem em relação a Roger Federer crescer ainda mais. O suíço já está na semifinal. Nadal não conquista título desde Roland Garros, em maio, e o melhor que conseguiu no segundo semestre foram as quartas do Aberto dos Estados Unidos, Madri e Cincinnati.
GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.