| 29/09/2006 15h17min
As instâncias diretivas do futebol e representantes parlamentares europeus concordaram com a necessidade de implicar a União Européia (UE) e o Conselho da Europa na resolução de problemas do esporte no continente como o doping e o racismo. Esta foi a principal conclusão da conferência "Fair play com o esporte", organizada em Estrasburgo pela Uefa e a Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa, com participação da Fifa, do Parlamento Europeu, de câmaras legislativas nacionais, ministros, clubes de futebol e ONGs.
Na apresentação do resumo de seus trabalhos à imprensa, os presentes destacaram que é preciso tratar os numerosos problemas existentes no esporte europeu, especialmente os casos de racismo, as apostas ilegais, o doping, a corrupção e a gestão esportiva. Os participantes assinalaram também que se deve diminuir a relação futura entre esporte e política através da UE e do Conselho da Europa, que devem fazer frente a esses problemas.
Além disso, os presentes propuseram introduzir "clareza e estabilidade jurídicas" no âmbito esportivo europeu, definir a especificidade do esporte, reconhecer a autonomia das instâncias regulamentares esportivas e preservar o modelo esportivo europeu, assim como seus valores.
Na leitura das conclusões, o tesoureiro da Uefa, Mathieu Sprengers, destacou a disposição do Conselho da Europa para estabelecer um acordo sobre o esporte e os mecanismos de cooperação entre os 46 Estados-membros desta organização.
Por sua parte, o presidente da Assembléia Parlamentar, René van der Confinem, elogiou um "estudo independente" sobre o esporte europeu, elaborado pelo ex-ministro de Esportes de Portugal José Luis Arnau, e que indica uma séria de propostas para sanear o futebol europeu.
A conferência celebrada hoje no semicírculo da Assembléia Parlamentar serviu de prólogo para a reunião de ministros de Esportes do Conselho da Europa, que será realizada em outubro, em Moscou.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.