| 28/05/2006 16h39min
Para as autoridades alemãs, o grupo da morte é o D – com México, Irã, Portugal e Angola. Tem confusão até com data e hora para ocorrer: 21 de julho, 11 horas (de Brasília), em Leipzig, no jogo entre Irã e Angola. Integrantes de grupos neonazistas farão de tudo para apoiar o time iraniano.
A torcida se deve ao fato de o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, dizer que o holocausto nunca existiu e defender o desaparecimento do estado de Israel. O Partido Nacional Democrático (NPD) alemão, organização de extrema direita , até já emitiu comunicados oficiais de simpatia ao Irã.
O jogo entre Portugal e Angola, dia 11 de junho, em Colônia, também preocupa. O país africano foi colônia portuguesa até 1975 e há entre jogadores angolanos um sentimento muito forte de rancor, que a polícia teme que seja transmitido aos torcedores. No último duelo entre as duas seleções, em 2001, a partida teve de ser encerrada aos 25 da etapa final depois de cinco angolanos serem expulsos por jogadas violentas. Portugal venceu por 5 a 1.
Agência EstadoGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.