| 16/05/2006 22h14min
Os brasileiros que viajarem à Alemanha para torcer pela Seleção na Copa do Mundo vão se deparar com uma nova cultura, onde as regras sociais são bem diferentes. Para evitar aborrecimentos – e constrangimentos – durante o Mundial, o Ministério das Relações Exteriores vai distribuir cerca de oito mil unidades do Guia do Torcedor Brasileiro, uma cartilha com regras básicas de conduta e dicas de sobrevivência em território alemão.
O objetivo, segundo o coordenador do núcleo especial da Copa do Mundo da Embaixada do Brasil em Berlim, Luiz Guilherme Parga Cintra, é informar os 30 mil brasileiros esperados na Alemanha sobre normas que devem ser seguidas para evitar problemas com as autoridades. Além disso, o manual também traz informações importantes para casos de emergência.
– São dados simples, como o telefone da polícia e os números para se fazer ligações para o Brasil, que as pessoas sempre precisam ter à mão em casos de emergência. O guia também tem todos os telefones da embaixada. Especialmente em caso de perda de passaporte, o setor consular deve ser contatado com rapidez – destaca Cintra.
Além de elaborar o informativo, a embaixada abrirá um escritório temporário para atendimento consular em Colônia, onde são esperados cinco mil visitantes brasileiros, e duas equipes itinerantes, que vão permanecer durante quatro dias em todas as cidades onde a Seleção brasileira jogar – dois dias antes e um após a partida.
O guia será distribuído a todos os consulados do Brasil na Alemanha – incluindo os honorários – e já está disponível para download na página de abertura do Ministério das Relações Exteriores (www.mre.gov.br). Uma das recomendações do guia se refere ao sistema de transporte alemão – as estações de metrô, por exemplo, não têm catraca. Entretanto, burlar o sistema pode custar caro: em média o bilhete custa 2 euros, mas se houver tentativa de fraude e o fiscal pegar o infrator, ele pode ser obrigado a arcar com uma multa de 40 euros no ato.
Outra preocupação é com o comportamento nos estádios, uma vez que a segurança promete ser rigorosa: fogos de artifício e bebidas alcoólicas, por exemplo, serão proibidos.
O manual também traz informações sobre o projeto Copa da Cultura, que tem o objetivo de divulgar manifestações artísticas brasileiras na Europa, entre 25 de maio e 9 de julho, na Casa das Culturas do Mundo.
Agência EstadoGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.