clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/05/2006 10h21min

Inovações do Mundial começam nos fardamentos

Uniformes da Adidas, por exemplo, levam em conta o movimento do corpo

Embora outras Copas tenham servido de palco para a apresentação de novas tecnologias, nunca as inovações foram tantas como no Mundial que começa daqui a exatamente um mês e um dia na Alemanha – uma prova do ritmo alucinante que a tecnologia se desenvolve e se expande. E assim com a da França, em 1938, inaugurou as transmissões de rádio, e a de 1954, na Suíça, as de TV, o Mundial de 2006 talvez fique conhecido como a primeira Copa digital da História. Uma dessas novidades começa no uniforme dos jogadores.

Patrocinadora oficial da Copa, a Adidas também estará presente nas camisas de, pelo menos, dois times importantes. Alemanha e Espanha usarão fardamentos com uma combinação de técnicas que levam em conta o movimento do corpo e as zonas de maior transpiração.

Diferentemente das camisetas normais, o uniforme do time alemão não têm, por exemplo, costura nas laterais e nos ombros. Isso porque a tecnologia, chamada ForMotion, leva em conta, além de dimensões sempre consideradas como altura e largura, os deslocamentos do corpo do jogador em um jogo de futebol. Ao eliminar as costuras, a tecnologia facilita a torção do tronco, um dos movimentos mais freqüentes de uma partida.

O estudo de como o ar flui durante a atividade levou a marca a posicionar melhor os meshs, tecidos semelhantes a telas que permitem ao corpo respirar. Enquanto o jogador corre, o ar chega ao seu peito e é forçado a passar pela lateral do corpo. Analisando esta trajetória, a Adidas encontrou os pontos onde a velocidade do ar estava em seu máximo e posicionou as inserções de mesh na região do peito, próximo às axilas, para forçar o ar a atravessar a peça e resfriar o corpo. A tecnologia é reconhecida pelo nome de FlowMapping.

GLOBALTECH / ZERO HORA
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.