clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/04/2006 18h11min

Jornal mostra que milk-shake de morango não tem morango

Ingredientes da mistura podem trazer substâncias prejudiciais à saúde

A maioria dos milk-shakes de morango vendida nas lanchonetes de fast-food no Reino Unido leva 59 ingredientes, mas nem um pedacinho da fruta, publicou hoje o jornal Daily Mail. A reportagem foi baseada na denúncia de Eric Schlosser, num livro recém-publicado na Grã-Bretanha, com o título de Chew on this (Mastigue isso em tradução livre).

Em muitos casos, as bebidas são um coquetel de aditivos químicos desenvolvidos por especialistas para simular o gosto e o cheiro dos ingredientes naturais que substituem. Schlosser avisa que a tendência de substituir os produtos naturais por aditivos é mais forte nos alimentos destinados ao consumo infantil.

As empresas substituem a acidez natural de muitas frutas e legumes por sabores mais atraentes para paladares não desenvolvidos, como o de crianças pequenas. Segundo o autor, o típico milk-shake de morango é feito de alguns ingredientes básicos, como gordura hidrogenada, açúcar, leite, e claro, o aromatizante de morango. No entanto, o aromatizante artificial é formado por 47 ingredientes com nomes como butirato, acetato, álcool fenetílico e benzoato de metilo, entre outros.

Segundo o Daily Mail, alguns dos ingredientes utilizados podem levar a problemas de saúde. O amilacetato pode causar dores de cabeça; o ácido butírico, câncer em animais; e o benzoato de sódio poderia gerar reações alérgicas em asmáticos. Segundo Nigel Denby, nutricionista da Associação Dietética Britânica, se esse tipo de bebida for consumido diariamente, pode haver riscos para a saúde.

– A fruta fresca é muito mais saudável, porque contém fibra, antioxidantes, vitaminas, minerais e muito menos açúcar agregado – diz Denby, acrescentando que muitos aditivos, por não terem nutrientes, não beneficiam a saúde em nada.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.