| 13/04/2006 11h39min
Cirurgiões de um hospital de Londres conseguiram fazer o coração da menina britânica Hannah Clark, de 12 anos, voltar a funcionar após o órgão ficar inativo por dez anos. A criança sobreviveu na época graças ao coração de um doador.
Na operação, pioneira no Reino Unido, os cirurgiões conseguiram recuperar as funções do coração de Hannah, de Gales, que nunca havia sido retirado do corpo da criança. Ela se recupera bem após a cirurgia, que aconteceu em 20 de fevereiro passado no hospital Great Ormond Street, em Londres, depois que seu organismo rejeitou o órgão transplantado.
A criança teve que passar por um transplante de coração há dez anos porque tinha cardiomiopatia, que fazia o coração ter o dobro do tamanho normal. Ná época, os médicos decidiram deixar seu coração inativo e transplantar o órgão de um doador, que funcionou perfeitamente até novembro passado, quando em um exame de rotina os médicos detectaram que o corpo da criança tinha começado a rejeitar o órgão.
Após a cirurgia, Hannah não precisou tomar os fortes medicamentos contra rejeição que ingeria durante o tempo em que teve o órgão transplantado. O doutor Magdi Yacoub, que fez o transplante original quando a menina tinha apenas dois anos, assessorou os cirurgiões que realizaram a operação.
– Havia uma possibilidade remota de que seu coração voltasse a funcionar, portanto, se tentou e funcionou. Agora é uma menina feliz, com seu próprio coração, que funciona normalmente. Todas as complicações foram eliminadas – disse Yacoub.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.