| 07/03/2006 19h31min
Cerca de 200 frangos foram encontrados mortos em Marau, no norte do Rio Grande do Sul. Ainda não se sabe como os animais morreram nem quem os jogou numa lavoura de soja, a 150 metros de uma estrada de chão secundária que liga Marau a Passo Fundo.
A Inspetoria Veterinária, órgão subordinado à Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, está trabalhando com a hipótese de que o calor tenha provocado a morte dos animais. De acordo com o médico veterinário da inspetoria Roberto Mikkelsen, é possível que alguém tenha descarregado as aves no local, com o objetivo de causar algum transtorno. Mikkelsen chamou atenção para o fato de não haver nenhum aviário próximo à região onde foram encontrados os animais. O veterinário disse ainda que será feita uma investigação epidemiológica nas criações de aves da região para tentar descobrir a causa da morte.
- Isso não tem nada a ver com gripe aviária – garantiu Mikkelsen.
O secretário de Saúde de Marau, Jaime Goetz, também destacou que a possibilidade da doença está descartada. Goetz afirmou que não se trata de frango de corte, utilizado pela indústria aviária, já que os animais já tinham ultrapassado o peso limite para o abate. O secretario disse ainda que, pelas análises preliminares, os frangos provavelmente foram sacrificados manualmente, com a torção do pescoço.
A Vigilância Sanitária, órgão subordinado à Secretaria de Saúde de Marau, recolheu amostras das aves para tentar identificar a causa da morte. Técnicos da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) também vão analisar os frangos.
RBS TVGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.