clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/03/2006 14h58min

Brasil vence a Rússia por 1 a 0 com temperatura negativa

Gol foi atribuído a Ronaldo, depois de um chute de Roberto Carlos

A seleção brasileira enfrentou a Rússia e o rigoroso frio de sua capital. Com temperatura perto dos 15°C abaixo de zero, Brasil e Rússia disputaram um amistoso monótono. A Seleção ganhou por 1 a 0 com um gol de Ronaldo,  após forte chute de fora da área de Roberto Carlos aos 14 minutos do primeiro tempo. O enfrentamento também marcou a estréia do novo uniforme que os brasileiros vestirão durante a Copa do Mundo da Alemanha, em junho deste ano.

O jogo foi o último antes do anúncio oficial da lista dos jogadores que estarão na Copa do Mundo, que será feito no dia 15 de maio. Os russos, por sua vez, estão voltando do período de recesso durante o rigoroso inverno e se mostraram fora de ritmo de jogo.

Os brasileiros foram pressionados durante a maior parte do tempo e os russos perderam diversas oportunidades, muitas por causa da boa atuação de Rogério Ceni. A temperatura e o péssimo estado do gramado atrapalharam a equipe de Carlos Alberto Parreira, que fez algumas observações, escalando Cris, Edmílson, Gustavo Nery e Fred no segundo tempo.

A partida começou em ritmo lento. O primeiro chute na direção do gol só aconteceu aos 8 minutos, quando Loskov aproveitou um toque errado de Lúcio e concluiu muito alto, sem perigo para Rogéio Ceni. Apesar das tentativas de Kaká e Ricardinho, a Seleção não ameaçava a meta russa, até que aos 14, o capitão Roberto Carlos arriscou um chute da intermediária, a bola bateu em Ronaldo e enganou o goleiro Akinfeev, que ficou reclamando de toque de mão do artilheiro.

Os russos partiram então em busca do empate, enquanto os brasileiros cadenciavam ao máximo o ritmo do jogo. Aos 20, o zagueiro Vasily Berezutsky completou sozinho dentro da área, após cobrança de escanteio, mas a bola saiu sem direção à direita do gol. No minuto seguinte, foi a vez de Ricardinho sair jogando errado, mas Kerzhakov chutou para fora. O mesmo Kerzhakov arrematou com defeito novamente aos 29.

O Brasil então melhorou e passou a dominar. Aos 33, Adriano teve ótima chance. Ele recebeu passe de Cicinho e finalizou de pé direito para bela defesa de Akinfeev. O goleiro passou a ser exigido e aos 38 segurou com firmeza um chute de Ronaldo, depois de jogada individual do atacante. A melhor chance russa surgiu aos 44, quando Zé Roberto perdeu uma bola infantilmente e Kerzhakov recebeu nas costas de Juan e mandou uma bomba, com a bola batendo no travessão. Aos 46, no último lance da etapa, Ronaldo chutou de canhota e Akinfeev defendeu.

O Brasil voltou com duas alterações para a etapa final. Na zaga, Cris na vaga de Juan. No meio-campo, Ricardinho saiu para a entrada de Edmílson, que ficou mais recuado e liberou Zé Roberto para encostar nos atacantes. O Brasil chegou forte ao ataque aos 17 minutos. Roberto Carlos cruzou e Cris cabeceou perto do gol. Parreira então fez mais duas mudanças: tirando o lateral-esquerdo e Ronaldo e escalou Gustavo Nery e Fred, respectivamente.

Com a saída de Roberto Carlos, Lúcio passou a ser o capitão. O treinador da casa, Alexander Borodyuk, também mudou, tirando Leskov e colocando Bilyaletdinov. A Seleção quase ampliou aos 24. Kaká fez boa jogada e tocou para Cicinho livre. O lateral invadiu e ao invés de chutar preferiu cruzar para Adriano. Vasily Berezutsky tentou cortar e quase fez contra, mas o goleiro Akinfeev defendeu quase sobre a linha.

Parreira voltou a mudar, aos 28, e colocou Gilberto Silva e Juninho Pernambucano, nos lugares de Emerson e Kaká, respectivamente. A Rússia teve uma chance de ouro aos 31, quando Vasily Berezutsky perdeu diante de Rogério, que fez ótima defesa. No rebote, Lúcio afastou. Aos 38, o empate não saiu por milagre: Arshavin invadiu e Rogério salvou em seus pés.

O russo seguiu com a bola e rolou para Kerzhakov, que finalizou sem goleiro, mas Gustavo Nery salvou em cima da linha. O Brasil não tinha como respirar e aos 40, Arshavin entrou pela esquerda e chutou na rede pelo lado de fora. A Seleção teve uma oportunidade aos 42, mas Juninho cobrou falta para defesa tranqüila de Akinfeyev. Aos 49, Juninho bateu outra falta e Fred tocou para o gol, mas o árbitro deu impedimento corretamente.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.