| 28/02/2006 12h16min
A Direção Geral de Agricultura da Suécia confirmou hoje que se detectou o vírus da gripe aviária em dois patos que apareceram mortos na região de Oskarshamn, sudeste do país.
Em dois dos quatro animais analisados ontem à noite no Instituto Nacional de Medicina Veterinária (SVA) de Uppsala se encontrou, pela primeira vez na Suécia, uma "forma agressiva do vírus", que provavelmente é a mesma que circulou pela China e Rússia, informaram as autoridades deste país escandinavo.
Os cadáveres foram enviados ao laboratório de referência da União Européia em Weybridge (Reino Unido), onde se determinará com exatidão o tipo de vírus.
A Direção Geral de Agricultura informou que ao longo do dia será estabelecida uma área de proteção e vigilância de um raio de 1,6 km a partir do lugar onde foram achadas as aves infectadas para impedir que o vírus se espalhe.
Nessa área, serão recolhidos todos os pássaros mortos encontrados para serem analisados e destruídos, e se limitará o transporte e o comércio de aves de granja.
Desde a aparição dos primeiros casos de gripe aviária no norte da Alemanha, em meados deste mês, as autoridades suecas tinham ordenado o confinamento de todas as aves domésticas.
A Suécia é o primeiro país escandinavo e o nono da UE onde se detecta o vírus mais agressivo da gripe aviária.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.