| 22/02/2006 12h14min
Flocos de neve amarelos, pretos e cinzas surpreenderam hoje os moradores da aldeia Sabo, no norte da ilha russa de Sakhalin, no Pacífico. De acordo com o Ministério de Situações de Emergência, o estranho fenômeno também foi visto nas imediações da cidade de Okha, na parte setentrional de Sakhalin.
As organizações ecológicas exigiram que as autoridades investiguem o fato, porque temem que a neve colorida seja perigosa para a população.
Natalia Tkachova, chefe da administração de Sabo, entregou amostras da neve suspeita à Inspeção de Defesa do Consumidor em Okha para esclarecer o mistério.
Segundo testemunhas, nos lugares onde essa neve derrete ficam manchas oleosas, de cor amarela e com um cheiro peculiar. O porta-voz acrescentou que a neve não apresenta contaminação radiativa e sua análise química ficará pronta na próxima semana.
Por enquanto, os analistas acreditam que o mistério da neve colorida não é mais que uma particular conseqüência da atividade do vulcão Ebeko, na ilha de Paramushir, perto de Sakhalin.
Nas últimas duas semanas, o vulcão jogou fumaça, gás e cinza a até dois quilômetros de altura, e talvez por isso tenha conseguido colorir de preto e cinza a neve que caiu na aldeia russa.
A cor amarela pode indicar que na neve há partículas de enxofre, elemento característico das atividades vulcânicas.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.