| 15/12/2005 10h20min
O laboratório de Weybridge, no Reino Unido, confirmou a presença do vírus H5N1 em sua variante altamente patogênica, transmissível aos seres humanos, em outras cinco localidades da Romênia.
Nicolae Stefan, diretor do Instituto de Diagnóstico e Saúde Animal, disse à imprensa que ontem à noite chegaram de Weybridge os resultados positivos dos exames biológicos feitos em aves mortas no país e enviados a Londres na semana passada.
Trata-se das localidades de Dudescu, Ciocile e Bumbacari, do departamento de Braila (sudeste) e de Periprava e Agighiol, do departamento de Tulcea, no Delta do Danúbio.
Em todas estas áreas já se instituiu a quarentena quando o vírus H5 foi detectado. Até o momento, na Romênia foram registrados pelo menos 16 focos de gripe aviária em cidades dos departamentos Tulcea, Braila, Buzau e Calarasi, todos no sudeste do país.
Adrian Streinu Cercel, diretor do Instituto de Doenças Infecciosas Matei Bals de Bucareste, advertiu hoje que dentro de duas semanas se espera uma onda de gripe comum que atinge as pessoas.
Streinu Cercel se mostrou muito preocupado com o rápido avanço da gripe aviária rumo a Bucareste (2,5 milhões habitantes) e chamou a atenção sobre o risco de que o vírus H5N1 se combine com o da gripe humana, gerando cepas novas muito perigosas para a população e que podem causar uma pandemia.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.