| 20/11/2005 15h38min
Os Estados Unidos não estão preparados para a próxima pandemia de gripe e não têm capacidade para fabricar 300 milhões de doses de vacina entre três e cinco anos, segundo o secretário de Saúde e Serviços Humanos do país, Mike Leavitt.
– O que todos aprendemos do (furacão) Katrina é que às vezes temos de pensar claramente sobre o impensável – disse Leavitt ao canal NBC.
– Provavelmente estamos mais perto de uma pandemia que em qualquer outro momento dos últimos 37 anos. Não estamos tão preparados como deveríamos estar – admitiu.
A gripe aviária já matou 67 pessoas na Ásia. Especialistas afirmam que há pouca probabilidade de uma pandemia.
– Não posso especificar com um número que probabilidade existe. Provavelmente são uma probabilidade baixa. Quando as conseqüências são inimagináveis, alguém tem de pensar na pior das situações – declarou o diretor da Divisão de Enfermidades Infecciosas dos Institutos Nacionais de Saúde, Anthony Fauci.
Os EUA, que não registraram indícios da doença em pessoas, tem doses suficientes para barrar a gripe haviária para 4,3 milhões de habitantes. O presidente George W. Bush já propôs armazenar quantidade suficiente para 81 milhões de pesoas. Leavitt disse que devido às escassas reservas, os governos locais e estaduais devem resolver como distribuiir o medicamento.
AGÊNCIA APGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.