clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/10/2005 16h25min

Romancista britânico comenta morte de Jean Charles em livro

Tariq Ali dedica capítulo ao brasileiro confundido com terroristas em Londres

O ensaísta e romancista britânico Tariq Ali dedica à morte do jovem brasileiro Jean Charles de Menezes um capítulo de seu último livro, no qual ataca a guerra do Iraque e a política antiterrorista do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.

Um dos líderes da revolução estudantil européia de finais dos anos 1960, Tariq Ali menciona brevemente a biografia de Jean Charles, morto em 22 de julho de 2005 por engano da polícia britânica ao ser confundido com um terrorista. Ali relata ainda a última e fatal viagem do jovem brasileiro pelo metrô londrino.

No capítulo, o escritor critica o chefe da Polícia Metropolitana de Londres, Ian Blair, e o escritório de imprensa da Scotland Yard por ter inicialmente vinculado Jean Charles com a investigação antiterrorista em andamento após os atentados fracassados do dia anterior e por ter permitido que circulassem informações falsas sobre o jovem. O fato, diz Ali, permitiu que a imprensa sensacionalista divulgasse manchetes como "Terrorista morto no metrô" (Evening Standard) e "Caiu um, faltam outros três" (The Sun), e que inclusive jornais mais sérios publicassem editoriais em defesa das novas ordens da polícia de atirar para matar no caso de suspeitos.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.