clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/08/2005 12h46min

ONU alerta que fome ameaça 1,2 milhão de pessoas em Mali

PMA pede ajuda a comunidade internacional para vencer a desnutrição na África

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) alertou hoje que 1,2 milhão de pessoas estão ameaçadas pela fome em Mali, país vizinho do Níger, onde a grave crise alimentícia obrigou a comunidade internacional a mobilizar ajuda de emergência.

Conforme a porta-voz da agência humanitária, Christiane Berthiaume, o PMA se prepara para lançar na próxima semana uma nova solicitação de fundos destinados a Mali. No país, a ONU já ajuda 500 mil pessoas, um número muito inferior ao de habitantes do país que precisam de ajuda alimentícia.

- O PMA alerta sobre esta situação, pois embora os doadores tenham começado a financiar as operações no Níger, não devemos esquecer outros países da região – disse Christiane.

A ONU advertiu recentemente que outros dois países também estão sofrem a ameaça da fome, mas não nas proporções que no Níger: Mauritânia e Burkina Fasso. Esses países, ao lado de Mali, são vítimas de uma prolongada seca, além de terem perdido grande parte de suas plantações devido a uma praga de gafanhotos. Segundo a porta-voz da ONU, como conseqüência de má alimentação, 40% das crianças de Mali sofrem atrasos no crescimento.

No entanto, a porta-voz disse que hoje chegou ao Níger o primeiro dos 10 aviões que transportarão ao país preparados de milho, soja e trigo de alto valor nutritivo e que beneficiarão particularmente as crianças subnutridas.

As informações são da Agência EFE.


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.