clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/08/2005 09h38min

Irã rejeita nova proposta da UE sobre atividade nuclear

País diz que iniciativa enviada na sexta pela troika européia passava longe das expectativas

O Irã completou hoje seu desafio nuclear à comunidade internacional ao rejeitar a nova proposta negociadora apresentada pela União Européia e levou adiante o conflito. O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores iraniano, Hamid-Reza Asefi, foi o encarregado de comunicar que a iniciativa enviada na sexta pela troika européia – Alemanha, Reino Unido e França – não seria aceita e passava longe das expectativas do Irã.

– Enviaremos uma resposta nesta noite ou no domingo, no mais tardar. A proposta européia é inaceitável. O pacote de medidas contradiz o espírito do Tratado de Não-Proliferação Nuclear e as previsões do acordo de Paris (assinado entre o Irã e a UE). Não se aproxima nem das expectativas mínimas que o Irã tinha – declarou Asefi.

Bruxelas apresentou na sexta uma nova proposta de negociação na qual reconhece o direito do Irã de fazer uso civil da energia atômica e se comprometeu a facilitar seu acesso a mesma, desde que abandonasse toda atividade nuclear suspeita.

Asefi adiantou hoje, no entanto, que a principal razão que o regime dos aiatolá indicará para justificar a rejeição será a de que a proposta européia esqueceu de incluir o direito do Irã de enriquecer urânio.

– Já tínhamos avisado que qualquer tipo de plano deveria reconhecer o direito de nosso país de enriquecer urânio – lembrou.

As informações são da agência EFE.


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.