clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/08/2005 10h25min

Polícia britânica reforça vigilância em ruas e rede de transporte

Agentes não confirmaram a existência de uma terceira célula terrorista

A Polícia britânica voltou a reforçar hoje a vigilância nas ruas e na rede de transporte de Londres por temor de outro atentado.

– Nós nos mantemos atentos e as operações continuam – assinalou hoje uma porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres, enquanto agentes de segurança inspecionavam estações de metrô e trens da cidade.

Fontes policiais não confirmaram a possível existência de uma terceira célula disposta a perpetrar um novo ataque, mas ressaltaram que os cidadãos devem estar atentos perante qualquer pacote suspeito. Nos atentados de 7 de julho contra três vagões do metrô e um ônibus, 56 pessoas morreram, entre elas quatro supostos terroristas suicidas, e cerca de 700 ficaram feridas.

Em 21 de julho, não houve vítimas porque apenas os detonadores explodiram. As bombas haviam sido colocadas em três estações de metrô e num ônibus em Hackney, leste de Londres. O jornal The Times publicou hoje que um novo ataque estaria sendo planejado por uma terceira célula formada por muçulmanos britânicos de origem paquistanesa, mas nascidos e criados no Reino Unido.

Aparentemente, esse grupo estaria vinculado ao grupo de Leeds, norte da Inglaterra, que realizou os ataques de 7 de julho, e teria acesso a explosivos. Segundo o The Times, um novo ataque suicida pretende demonstrar a capacidade para recrutar mais terroristas. O jornal também assinala que esse terceiro grupo teria mantido contatos na mesquita de Finsbury Park, a nordeste de Londres, o mesmo lugar onde se reuniram os autores dos ataques de 7 de julho.

A presença policial de hoje é similar à mobilizada na quinta, a mais importante desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45), pelo medo de outra ação terrorista.

As informações são da agência EFE.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.