clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/07/2005 20h04min

Londres tenta verificar identidade de detido na Zâmbia

Homem de 30 anos teria sido o cérebro do atentado do dia 7 de Julho

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido tentou nesta quinta, dia 28, verificar a identidade de um britânico detido na República da Zâmbia, na África, que poderia ter relação com os atentados de 7 de julho em Londres.

– Estamos tentando ter acesso consular a um cidadão britânico que, segundo algumas informações, foi detido na Zâmbia – confirmou um porta-voz do Ministério.

Segundo a rede americana CNN, o detido se chama Haroon Rashid Aswat, tem 30 anos e é do condado de West Yorkshire - norte da Inglaterra -, e poderia ser o "cérebro" dos ataques de 7 de julho, que deixaram 56 mortos e 700 feridos.

Sobre o assunto, uma porta-voz da Scotland Yard disse que "tudo são especulações e não algo do que se possa falar neste momento".

De acordo com a CNN, as autoridades britânicas rejeitaram um pedido dos Estados Unidos para deter Aswat semanas antes dos atentados suicidas de 7 de julho contra três comboios do metrô e um ônibus urbano de Londres.

Aparentemente, as autoridades americanas acusam Aswat de ter tentado instalar há seis anos um campo de treinamento da rede terrorista Al Qaeda no Oregon, costa oeste dos Estados Unidos.

As informações são da Agência EFE


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.