clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/07/2005 14h59min

Somali suspeito de atentados está no Reino Unido há 13 anos

Yassin Omar tinha o habito de criticar ocidentais conforme vizinhos

Segundo a imprensa britânica, o somali que foi preso hoje, em Birmingham, sob suspeita de ser um dos autores dos fracassados atentados em Londres de quinta-feira passada, chegou ao Reino Unido há 13 anos.

Yasin Hassan Omar, de 24 anos, veio ao país com uma irmã mais velha e foi adotado por várias famílias até completar 18 anos. O africano foi descrito pelos serviços sociais britânicos como "um jovem vulnerável" e recebeu ajuda das autoridades para encontrar uma casa de proteção social em um prédio do bairro de New Southgte, no norte de Londres.

Equipes forenses da Polícia revistaram o apartamento onde Omar morava desde 1999, ultimamente com outro suposto terrorista, o eritréio Muktar Saed Ibrahim, com quem freqüentava, segundo alguns vizinhos, a mesquita de Finsbury Park, que foi relacionada com vários terroristas.

Segundo os vizinhos, Omar teve um papel ativo em uma associação de inquilinos e em uma das reuniões se queixou de uma goteira em um dos andares superiores e teria recebido uma indenização. A Polícia suspeita que a casa dos dois suspeitos tenha sido utilizada para fabricar explosivos. Vizinhos também comentaram sobre viagens e a chegada de pessoas ao apartamento em qualquer hora do dia e da noite.

O somali e o eritréio eventualmente jogavam futebol com as crianças de um bloco de casas vizinho e em um time formado principalmente por somalis. Um vizinho, citado hoje pelo jornal Daily Mail, diz que Omar era muito mal-humorado e afirma que tanto ele quanto o companheiro tinham o hábito criticar os ocidentais.

Um comerciante, citado pelo mesmo jornal, revelou ainda que o somali costumava se referir aos turcos de maneira depreciativa, afirmando que eles não eram muçulmanos propriamente ditos. Em outra ocasião, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, o suspeito foi à loja do entrevistado e fez elogios a Osama bin Laden.

Omar é um dos mais de 45 mil somalis que pediram asilo político nos 12 últimos anos após fugir do conflito civil no país africano. O Daily Mail calcula que há cerca de 100 mil somalis no Reino Unido, dos quais 75% moram em Londres.

As informações são da EFE

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.