clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/07/2005 12h07min

Iraque quer combinar plano antiterror com países vizinhos

Governo quer participação de países como Síria, Irã e Jordânia

O ministro do Interior iraquiano, Bayan Jabr, afirmou que seu país quer combinar com seus vizinhos uma estratégia unificada para a cooperação contra o terrorismo, informou a agência turca de notícias Anatólia.

Jabr chegou a Ancara nesta segunda-feira para participar da reunião marcada para amanhã com seus colegas de Síria, Irã, Jordânia, Kuwait e Arábia Saudita, além da Turquia. O objetivo é discutir formas de ajudar o governo iraquiano a restabelecer a segurança.

– Preparamos um plano para fazer frente ao terrorismo e controlar as fronteiras – disse o ministro, que reiterou em Ancara suas acusações contra a Síria de não controlar o suficiente suas fronteiras com o Iraque.

As autoridades do Iraque e dos EUA acusam terroristas não iraquianos, como o jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, suposto líder da Al-Qaeda no Iraque, de estar por trás da onda de ataques contra as forças de segurança e as tropas americanas no território iraquiano.

Por outro lado, Jabr afirmou que seu país está disposto a cooperar com a Turquia contra milicianos do rebelde turco Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que supostamente têm bases no norte do Iraque, segundo a televisão turca NTV.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayip Erdogan, advertiu nesta semana que o Exército de seu país planeja incursões no norte do Iraque para perseguir milicianos do PKK, que lutam contra Ancara desde 1984 para estabelecer um Estado curdo no sudoeste da Turquia.

Jabr disse que uma incursão militar turca no norte iraquiano "exigiria uma aprovação do Parlamento do Iraque", e revelou que responsáveis iraquianos, americanos e turcos estudam atualmente as medidas que se devem adotar contra os separatistas do PKK no norte iraquiano.

As informações são da agência EFE.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.