clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/07/2005 17h36min

Semeadura do trigo é acelerada no Rio Grande do Sul

Área plantada deve ser inferior à safra passada

O plantio de trigo foi acelerado no Rio Grande do Sul nos últimos dias e já alcança 88% da área prevista para esta safra. De acordo com a Emater/RS-Ascar, o cultivo ainda está oito pontos percentuais atrasado em relação à média histórica.

Em municípios onde o plantio já foi encerrado, como nas regiões das Missões e Fronteira Noroeste, há indícios de que a área efetivamente semeada foi menor do que a estimada no início da safra. As lavouras estão em germinação e desenvolvimento vegetativo. Em algumas áreas estão ocorrendo problemas de ataques de pulgões e aparecimento de doenças como o oídio e a ferrugem, favorecidas, entre outros fatores, pelo alto grau de umidade relativa do ar e do solo.

Os técnicos da Emater/RS-Ascar concluíram novo estudo sobre as estimativas de produtividade e produção para a cultura do milho, embora ainda restem cerca de 2% da área para ser colhida. A previsão é de uma produção de 1,609 milhões de toneladas, com uma produtividade avaliada em 1.256 quilos por hectare. No início de março a projeção era de 1.584 quilos por hectare para uma produção de pouco mais de dois milhões de toneladas. A área estimada é de 1,28 milhão de hectares. Em comparação com as expectativas iniciais projetadas pela Emater/RS-Ascar em 3.516 quilos por hectare e uma produção total de 4,505 milhões de toneladas, a diferença é de – 64,28%.

Em praticamente todo o Estado as temperaturas amenas, a ausência de geadas e o bom teor de umidade do solo mantêm a boa capacidade de suporte do campo nativo. Além disso, a diminuição das chuvas melhoraram as condições de utilização das pastagens que vinham sendo prejudicadas pelo pisoteio. Pelo mesmo motivo, as pastagens anuais de azevém, implantadas nas áreas de soja, estão em muito bom estado.


As informações são da Emater/RS.


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.