clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/06/2005 18h

Confirmados recursos adicionais para o Plano Agrícola e Pecuário

Medida visa a atender produtores prejudicados por problemas climáticos

A regulamentação do seguro rural, as dívidas dos produtores e a aprovação de lei permitindo a produção de defensivos agrícolas genéricos foram debatidas, nesta quinta, dia 16, entre o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e deputados do Núcleo Agrário do PT. O ministro confirmou que o Plano Agrícola e Pecuário 2005/06 conterá recursos adicionais para atender os produtores prejudicados por problemas climáticos. O Mapa também vai estudar a proposta de mudança na lei das agroindústrias familiares.

Durante a reunião, também foram discutidas a criação de uma linha de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as cooperativas, a mudança na legislação das agroindústrias familiares e a instrução normativa que define novos padrões para o leite.

Rodrigues deu encaminhamento a alguns temas discutidos na reunião. Ele determinou a sua assessoria técnica que preparasse proposta de regulamentação do seguro agrícola para ser discutida com o Núcleo Agrário do PT e com o relator do projeto no Congresso. Também pediu a convocação de reunião com o BNDES para propor a criação da linha de financiamento às cooperativas. Além disso, recomendou à Secretaria de Defesa Agropecuária que avaliasse a reivindicação para adiar a entrada em vigor da instrução normativa do leite, prevista para 1º de junho.

O ministro se mostrou favorável ainda à aprovação de uma lei para produzir e comercializar defensivos agrícolas genéricos no país.

– Temos preocupação em buscar mecanismos que ajudem a reduzir os custos da produção – disse.

Coordenador do Núcleo Agrário do PT, o deputado gaúcho Orlando Desconsi considerou positiva a audiência.

– Foi muito importante esse encontro com o ministro e sua equipe. Queremos ser parceiros do ministério nessas questões, como, por exemplo, nas relacionadas às dívidas, porque é um ponto que atinge a agricultura brasileira – disse.

As informações são do Ministério da Agricultura.


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.