clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/05/2005 09h12min

Síria é acusada de ocupar 21 quilômetros quadrados do Líbano

Exército libanês enviou oficiais para verificar o terreno

A Síria se apoderou de 21 quilômetros quadrados de território na fronteira do leste do Líbano, onde o exército deste país enviou equipes para estudar o traçado fronteiriço, informa nesta quarta, dia 11, o jornal L'Orient-Le Jour. As autoridades locais ainda não se pronunciaram a respeito. O terreno formado por quatro fazendas de Kfarkuk, no distrito de Rachaya, a cerca de 10 quilômetros do povoado de Deir el Achaer, onde os sírios mantêm um acampamento apesar da retirada de seu exército e de seus agentes secretos do Líbano, em 26 de abril.

Segundo o jornal, o acampamento de Deir el Achaer não é mais do que o prolongamento do que se encontra em Kfarkuk, onde os sírios se instalaram em 1986 depois da retirada das tropas israelenses do distrito de Rachaya, na vertente libanesa da montanha de Mazar. Os israelenses tinham ocupado esta região durante a segunda invasão do Líbano, em 1982.

Os moradores de Kfarkuk afirmam que existe uma linha de fronteira que nunca foi oficializada entre Síria e Líbano. Diante das reclamações dos habitantes do lugar, o exército libanês enviou oficiais para verificar o terreno.

Os habitantes de Kfarkuk dizem que os sírios se apoderaram exatamente de uma área de 2,8 mil metros de comprimento por 7,5 mil metros de largura de sua aldeia, situada completamente em território libanês. Os moradores afirmaram que formarão um comitê para reinvindicar a área perante o governo libanês e a ONU, que ainda não enviou a equipe de investigação ao local.

No vizinho Deir al Achaer, onde a ONU está estudando a linha fronteiriça, o primeiro-ministro libanês Najib Mikati tinha afirmado em um princípio que o povoado era libanês, mas depois se retratou.

As informações são da EFE.


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.