clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/05/2005 08h33min

Israel deseja que América do Sul equilibre declaração de Cúpula

Governo defende que texto não favorável à luta contra o país

O governo de Israel deseja que os países latino-americanos equilibrem a declaração final da Cúpula América do Sul-Países Árabes. O texto prevê um apelo em favor do respeito ao direito dos povos de resistir à ocupação isaraelense no Oriente Médio.

– Israel tem boas relações com vários países árabes, mas, infelizmente, quando se reúnem em fóruns multilaterais como a Liga Árabe, o denominador comum resultante são decisões pouco promissoras para o processo de paz. Esperamos que nossos bons amigos da América Latina equilibrem a minuta – comentou o porta-voz do Ministério de Exteriores Mark Regev.

O funcionário israelense acrescentou que espera que a resolução final da cúpula realizada em Brasília termine com uma declaração "melhor que as que costumam sair à luz nos fóruns árabes". Regev disse que o governo israelense se reuniu nos últimos meses com ministros e embaixadores de vários países sul-americanos. Nas reuniões, Israel disse esperar que os dirigentes na cúpula de Brasília se opusessem à luta contra o país.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, convidado à conferência, questionou a democracia israelense e qualificou de "pretexto pelas celebrações religiosas" a decisão do governo de Ariel Sharon de adiar em três semanas a remoção das colônias da Faixa de Gaza.

– Pior que isto é o ministro de Exteriores de Israel ter dito que não haveria retirada de Gaza e de nenhuma outra cidade se o movimento Hamas ganhar as eleições legislativas – acusou.

As informações são da agência EFE.

Confira imagens do encontro

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.