clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/05/2005 20h08min

Bomba mata um e fere sete em cidade cristã libanesa

Artefato foi colocado dentro de uma casa velha abandonada

Uma bomba matou uma mulher de Sri Lanka e feriu sete pessoas, além de danificar lojas e casas, nesta sexta, dia 6, na cidade portuária libanesa de Jounieh, de população cristã. Foi o quinto atentado contra regiões cristãs do país em dois meses. O crime ocorreu na véspera do retorno ao país do líder anti-sírio Michel Aoun, exilado há 15 anos.

A fonte disse que a bomba foi colocada dentro de uma velha casa abandonada, provocando um pequeno incêndio e estilhaçando vidraças de prédios vizinhos. A explosão ocorreu perto de uma igreja e de uma emissora de rádio e a cerca de 150 metros do novo comitê eleitoral dos seguidores de Aoun. O presidente Emile Lahoud, aliado da Síria, condenou veementemente a explosão. Uma nota do seu gabinete se referiu ao atentado como "uma tentativa desesperada de restaurar o clima de terror e medo entre os libaneses".

Quatro bombas mataram três pessoas e feriram cerca de 40 em áreas cristãs do Líbano desde o assassinato do ex-primeiro-ministro Rafik al-Hariri, em 14 de fevereiro, que mergulhou o país na sua pior crise política desde o final da guerra civil (1975-90). Muitos libaneses culparam a Síria, que tem grande influência no país, pela morte de Hariri. Damasco negou participação, mas desde então retirou suas tropas e serviços de inteligência do Líbano, encerrando 29 anos de presença.

Nesta semana, um tribunal suspendeu o mandado de prisão que havia contra o cristão maronita Aoun, o que abriu caminho para seu regresso ainda antes das eleições gerais marcadas para dia 29. Um simpatizante do ex-general negou que o novo comitê eleitoral fosse o alvo do ataque.

As informações são da agência Reuters.


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.