clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/01/2005 14h50min

Continentes estarão representados no Fórum Parlamentar

Cerca de 200 parlamentares de todo o mundo já estão escritos no V Fórum Parlamentar Mundial (FPM), que será realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, no plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
A abertura do evento será às 9h30min, quando o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Vieira da Cunha (PDT), e o integrante da comissão brasileira de organização do FPM, deputado federal Paulo Delgado (PT/MG), farão a saudação aos participantes do encontro. 

A realização do evento ocorre dentro da programação do Fórum Social Mundial (26 a 31 de janeiro) e não em um período anterior, como nas últimas edições. A parlamentar ressalta ainda que a marca do encontro, que reunirá representantes dos cinco continentes, será a luta pela paz mundial. Outro
objetivo do FPM é consolidar a Rede Internacional de Parlamentares, criada na primeira edição do fórum, e aprofundar o diálogo com as organizações sociais. Integram a rede parlamentos da Europa, América Latina, Ásia,
América do Norte e África.

Além de Jussara, integram também a comissão organizadora no Estado os deputados Adão Villaverde e Flávio Koutzii (PT), e federais Henrique Fontana e Tarcísio Zimmermann (PT).  5ª Edição O ministro Luiz Soares Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República, será o expositor do primeiro painel do encontro, que abordará o tema
"Desenvolvimento mundial, superação da pobreza e combate à exclusão".

A senadora mexicana Leticia Burgos, do Partido Revolução Democrática, coordenará os trabalhos. No segundo dia está prevista uma mesa de diálogo com a participação de representantes de organizações e setores sociais.

Nesta edição do FPM também serão abordados os seguintes temas: o sistema financeiro e o comércio internacional: papel dos parlamentares no controle da globalização; o papel e a reforma da Organização das Nações Unidas; a construção da paz e a governabilidade mundial; objetivos do milênio; e o Parlamento e a democracia participativa - afirmação da sociedade civil e garantia dos direitos sociais globais.

As inscrições poderão ser feitas até a próxima sexta, dia 21, pela internet, na página www.forumparlamentarmundial.org.br . A taxa, no valor de R$ 100,00, deverá ser paga no ato do credenciamento, dia 29 de janeiro, a partir das 8h30min, no local do evento.  


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.