clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Aliados prometem adiar a votação da LDO se oposição insistir em obstrução

Governo tenta apreciar projetos que atrasam pauta do Congresso

A base aliada do governo na Câmara e no Senado decidiu adiar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o início de agosto, caso a oposição insista em manter obstrução à votação dos projetos considerados prioritários para o Executivo durante o esforço concentrado do Congresso. Durante café-da-manhã nesta terça, dia 6, com o ministro de Coordenação Política, Aldo Rebelo, os líderes defenderam o adiamento da votação como estratégia para forçar a oposição a apoiar os projetos da pauta do esforço concentrado.

– Se nós não avançarmos nas matérias essenciais ao Brasil nós não vamos votar a LDO para passar recibo daqueles que querem impedir que projetos importantes sejam votados. Nós não vamos dar esse presente a quem está trabalhando com obstrução. Se não votarmos matérias de interesse do Brasil, ficamos todos convocados, todos mobilizados até quando nós cumprirmos a pauta que o Brasil está esperando – garantiu o vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

A oposição reivindica a revisão de um parecer emitido pela Advocacia Geral da União (AGU) que autoriza o repasse de emendas parlamentares no período pré-eleitoral (90 dias antes das eleições de outubro) somente para projetos já licitados e com contratos assinados. Os líderes governistas, porém, garantem que a definição sobre o tema é uma questão do Poder Judiciário, e não do Congresso Nacional.

– Se há discordância, esse questionamento deve ser feito na Justiça, e não no Congresso. A oposição colocou um tema que foge à cultura do Legislativo – ressaltou o líder do PSB na Câmara, deputado Renato Casagrande (ES).

Segundo o vice-líder Beto Albuquerque, o governo não abre mão de aprovar no Senado a Lei de Falências, a Lei de Biossegurança e as Parcerias Público-Privadas (PPP). Já na Câmara, a prioridade são as seis Medidas Provisórias que trancam a pauta de votações, o projeto das Agências Reguladoras e o que regulamenta o crédito mobiliário.

O Congresso não pode entrar em recesso até que a LDO tenha sido apreciada.

Com informações da Agência Brasil.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.