clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/07/2012 11h41min

Arábias trazem quibe, mjadra e outras delícias à mesa

Confira os temperos e pratos típicos que caracterizam a gastronomia árabe

Introduzida no Brasil pelos imigrantes da Síria e do Líbano a culinária árabe se popularizou de forma que é difícil encontrar alguém que ainda não tenha experimentado quibe ou esfirra, mas a gastronomia deste país vai muito além. Com uma riqueza de especiarias que perfumam os alimentos, a mesa árabe deve ser farta, incluindo uma boa variedade de pratos. Essas comidas são tradicionais em toda a região do Oriente Médio e não podem ser consideradas patrimônio de um só país.

As carnes mais encontradas nas receitas são as de carneiro e cabrito, preparadas assadas ou guisadas sempre muito bem temperadas e muitas vezes recheadas. Grãos e frutas também são intensamente aproveitados neste tipo de gastronomia. Também são consumidos peixes como a sardinha, o salmonete e o peixe-espada.

Pratos Típicos

Mjadra
Arroz com lentilhas, temperado com cebolas, canela, noz moscada e limão.

Hommos (homus)
Servido de mezze (entrada), é uma pasta de grão-de-bico e tahine, temperada com alho, limão e azeite de oliva. Acompanha sempre o pão sírio – macio de formato redondo.

Kibbeh (quibe)
A receita original utiliza carne de cordeiro e deve ser moída manualmente em um pilão. É misturada ao trigo, enrolado como um bolinho e frito. O Kibbeh Naye é o quibe cru, feito de carne muito bem moída e temperada com cebola picadinha, trigo, salsinha, hortelã e tempero árabe.

Kafta
Espetinho de carne de carneiro moída temperada com cebola e especiarias. Geralmente é grelhado.

Tabule
Salada feita com tomate, cebola e pepino, todos picados. É temperada com salsinha, limão, trigo e, às vezes, hortelã.

Sayadiah
Peixe com arroz e pistaches.

Temperos

Bhaar (conhecido também como tempero árabe ou pimenta síria)
Mistura de especiarias variadas como canela, gengibre, pimenta-do-reino preta e branca, noz-moscada e cravo em pó.

Tahine
Igrediente essencial do homus e do Baba Ghanouj (patê de berinjela) o tahine é uma pasta feita de sementes de gergelim.

Zaáhtar
É uma mistura salgada obtida a partir de folhas secas de tomilho moídas, sementes de gergelim e sumagre – conhecido também como sumacc é um pó ácido obtido de uma fruta avermelhada. O zaáhtar é utilizado no tempero de carnes e saladas.

Coalhada 
É um creme obtido a partir do leite de vaca ou de cabra e iogurte natural, resultante da coagulação e fermentação do leite. Utilizado como entrada, acompanhamentos de kibes, recheio de vegetais e carnes. A coalhada seca também é muito apreciada, o que muda é que ela é coada durante um dia inteiro por um pano ou mesmo um filtro de café.

» Restaurantes árabes na Grande Curitiba

 Leia Mais:

» Onde comer esfirra em Curitiba


Compartilhar

HAGAH RS
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.