clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/03/2012 17h29min

Exercício físico é aliado para recuperar a saúde do coração

Pacientes pós-eventos cardiológicos precisam incorporar atividade em seu dia a dia

Um evento cardíaco é um marco na saúde de qualquer paciente. Nessa situação é preciso, além de um acompanhamento especializado, fortalecer o corpo e também o coração. Um paciente pós-evento cardiovascular deve ter um tratamento completo, que engloba a parte farmacológica e também a não farmacológica, inclusive a reeducação alimentar e a prática regular de exercícios.

» Cardiologistas em Curitiba

De acordo com o fisioterapeuta Rafael de Macedo, responsável pela Academia do Coração do Hospital Costantini, “o paciente pós-evento cardiovascular que não faz atividade física - desde que tenha condições clínicas para tal - está com seu tratamento incompleto”.

A inclusão do exercício físico como tratamento deve seguir as orientações da equipe que acompanha o paciente e o primeiro passo é realizar uma avaliação multiprofissional para determinar o risco para a prática do exercício. “O paciente pode ser classificado como de baixo, moderado ou alto risco para a prática exercícios físicos. Isto vai definir o tipo de supervisão necessária para a prática, o tempo de duração do programa e a forma com a qual as cargas de exercícios deverão ser progredidas”, explica Macedo.

» Prevenção é chave para saúde cardiológica das mulheres

Os exercícios são divididos em dois grandes grupos, que juntos trazem muitos benefícios para o coração. Os aeróbicos, como nadar, correr ou caminhar são os que trazem benefícios diretos para o coração, mas junto com os exercícios chamados resistidos (aqueles realizados com pesos), os resultados são ampliados.

“Para que possamos realizar exercícios o maior tempo possível ao longo de nossas vidas, o esforço resistido passa a ser imprescindível. Com este tipo de atividade é possível fortalecer a musculatura dos membros inferiores diminuindo as chances de ocorrerem lesões musculares ou articulares que impeçam a realização dos exercícios aeróbicos”, comenta o responsável pela Academia do Coração do Hospital Costantini.

» Natação faz bem e emagrece

O acompanhamento aos pacientes que incluíram a atividade física em seu dia a dia demonstra que há um menor risco de morte quando é associado o exercício físico ao tratamento. “Quanto melhor o nível de capacidade funcional (aptidão física) dos pacientes pós-eventos cardiovasculares, melhor é a qualidade de vida dos mesmos e, além disso, maior será o tempo de sobrevida. Esta melhora de capacidade funcional é adquirida com o treinamento físico regular”, comenta Rafael Macedo.

Isso porque o paciente em reabilitação cardiovascular, como explica o fisioterapeuta, é criteriosamente avaliado dentro do seu risco para a prática, o que permite limitar a uma intensidade que produza efeito de treinamento sem agredir o coração.

» Cinco passos para uma vida mais saudável em 2012

Os resultados dessa inclusão de exercícios na rotina diária são significativos e mudam o perfil dos pacientes, contribuindo diretamente na saúde. “Várias das pessoas que acompanhamos após eventos cardíacos mudaram hábitos de vida. Alguns perderam mais de 20 kg, outros correm hoje de forma não competitiva, coisas que não conseguiam fazer antes do infarto e sentem-se melhores hoje do que antes do evento cardiovascular”, conta.

Academia do Coração
Diante da real contribuição do exercício físico para a reabilitação de pacientes pós-eventos cardiológicos, o Hospital Cardiológico Costantini estruturou a “Academia do Coração”, um espaço para a prática dos exercícios físicos e o acompanhamento aos pacientes a fim de promover uma reabilitação completa. “Os pacientes passam por um período de reabilitação supervisionada com o objetivo de aprender como se exercitar e quais os sinais e sintomas que devem prestar atenção quando realizam atividade física.
Após o período supervisionado, os pacientes recebem alta e passam para uma fase não supervisionada, onde irão se exercitar conforme a orientação da Academia do Coração em ambiente não hospitalar”, explica Rafael Macedo.

(Fonte: Literal Link Comunicação Integrada)


Compartilhar

HAGAH PR
JimJoh / Stock.Xcng

Atividades físicas e alimentação saudável ajudam na recuperação após cirurgia no coração
Foto:  JimJoh  /  Stock.Xcng


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

16/03/2012 16h23min
Locais que alugam quadras de futebol em Curitiba
14/03/2012 12h23min
Cuidados durante a gravidez: diabetes gestacional
28/02/2012 11h06min
Alimentos que fazem bem para a saúde da pele
28/02/2012 10h56min
Dificuldades alimentares na infância merecem atenção
24/02/2012 15h38min
Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer mamografia com mais frequência, alerta especialista
22/02/2012 16h31min
Refluxo em bebês pode ser confundido com regurgitação: saiba como identificar
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.