Pelo Planeta | 21/07/2011 17h36min
A Casa Versace comprometeu-se a não mais utilizar a areação, um processo de tratamento do jeans, que consiste em esfregar o tecido com areia. A técnica se revelou potencialmente mortal para os trabalhadores. A grife de luxo italiana sensibilizou-se com uma campanha da aliança Clean Clothes Campaign (CCC).
Siga o @zhnossomundo no Twitter
A areação consiste em projetar areia sob alta pressão nos jeans, numa espécie de lavagem industrial, para dar um aspecto gasto. É considerada perigosa e já vitimou trabalhadores na Turquia e em Bangladesh, segundo a CCC.
A inalação de poeira de silício liberada durante o processo pode causar silicose, uma infecção pulmonar que pode ser mortal.
"A Casa Versace decidiu, assim, unir-se aos líderes do setor que defendem a eliminação dessa técnica", informou o grupo em comunicado.
O apoio dado à campanha do CCC — grupo de ONGs e sindicatos que luta pela melhoria das condições de trabalho na indústria têxtil — ocorre depois da assinatura por 1,2 mil pessoas de uma petição contra essa prática.
"Versace proibiu os jeans assassinos, unindo-se aos grupos Gucci, H&M ou C&A', felicitou o o CCC, denunciando outros grandes nomes da moda, como Dolce & Gabbana, Armani e Roberto Cavalli que se recusariam a manter contato com o grupo.
Curta o Nosso Mundo no Facebook
AFPGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.