Nosso Mundo | 12/07/2011 07h10min
De olho em um naco de mercado com crescimento ainda maior que o dos vinhos, os viticultores brasileiros estão apostando alto no potencial do suco de uva orgânico. Um verdadeiro mutirão que envolve produtores, cooperativas, empresas e governo trabalha para tornar o produto um frequentador assíduo da mesa do consumidor.
Siga o @zhnossomundo no Twitter
Conforme o pesquisador da Embrapa e coordenador do Programa de Desenvolvimento Estratégico do Ibravin, José Fernando da Silva Protas, há uma concentração de forças para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, tanto em variedades quanto em técnicas de manejo:
— Há um direcionamento da estrutura do setor a favor do suco, que tem um apelo grande e agrega muito valor.
Uma das maiores do seguimento no país, a cooperativa Garibaldi deve produzir, neste ano, 380 mil litros de suco orgânico. A perspectiva é de que, em 2012, o grupo receba 1 milhão de quilos de uva sem pesticidas, aumentando consideravelmente a produção.
Questionado sobre o tamanho do negócio no Brasil, Protas ressalta que há muitas agroindústrias não cadastradas no Ministério da Agricultura. Um diagnóstico do cultivo orgânico da fruta no país foi feito no ano passado, mas o pesquisador prefere não arriscar:
— A magnitude desse aumento da produção e do mercado é difícil de ser medida, pois não temos estatísticas oficiais relativas ao volume. Estados como Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo produzem uva, mas não temos ideia do tamanho da produção. O fato novo é que há uma mobilização.
A uva orgânica pelo mundo
Uma pesquisa sobre a agricultura orgânica ao redor do planeta, divulgada no início deste ano, aponta que as áreas de cultivo de uva orgânica aumentaram 27% em 2009, em comparação a 2008. Em hectares, os campeões são:
— Espanha: 54 mil
— Itália: 43,6 mil
— França: 39 mil
— Estados Unidos: 11,4 mil
— Turquia: 7,7 mil
São 190 mil hectares, ou 2,6% do total da área de cultivo de uva (7,4 milhões de hectares). Em comparação a 2000, o aumento de área chega a quase 200%.
FONTE: Institute of Organic Agriculture (FiBL) e International Federation of Organic Agriculture Movements IFOAM
Curta o Nosso Mundo no Twitter
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.