clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Consumo Consciente  | 05/07/2011 07h11min

O compartilhamento via web

Confira sites que aproximam as pessoas interessadas em emprestar, alugar ou trocar produtos e serviços

Um livro para muita gente
Livros. Está aí um produto que não gasta e que é raro usar várias vezes. Fora o fetiche que muita gente tem de abrigar uma (ou várias) estante repleta de diferentes obras, é bem razoável estimular as pessoas a passarem seus livros adiante.

Um site bem interessante para isso é o Bookcrossing. Nele, você pode imprimir uma etiqueta, colar no livro do qual vai se desfazer, colocá-lo em circulação e depois acompanhar as viagens dele.

De acordo com o site, existe a "libertação controlada", na qual você entrega o livro nas mãos de alguém, e a libertação ao acaso, em que você deixa o livro em um café, em um banco de praça, em qualquer lugar. Sabe aquelas estantes de livros instaladas em paradas de ônibus de Porto Alegre? Então, o conceito é o mesmo. Confira lá: www.bookcrossing.com


Alugue, troque, compartilhe
O DescolaAí.com acaba de ser lançado. Trata-se do site pioneiro em aluguel e trocas colaborativas no Brasil.

Segundo Guilherme Brammer, CEO do DescolaAí.com, a ideia é fazer com que as pessoas repensem o modo de consumo atual:

- A posse já foi importante. Hoje, com as redes sociais, essa importância diminuiu. Passamos do comprar, comprar, comprar para o usar, usar, usar.

Nessa primeira fase, a pessoa vai poder cadastrar no site um produto que deseja alugar. Pode ser o carrinho de bebê que não usa mais, uma furadeira ou até a sua bicicleta. Funcionando com geolocalização, o DescolaAí.com vai colocar o locatário em contato com o proprietário mais próximo. Além de ser um negócio, o serviço também vai aproximar seus usuários.

- Queremos que as pessoas se conheçam um pouco mais, conversem um pouco mais, resgatar a questão da vizinhança - afirma Brammer.

Na segunda fase, que será lançada 15 dias após o lançamento, o site vai oferecer a possibilidade de trocas. Por fim, na terceira fase, haverá a oferta de troca de serviços.


Bikes para alugar
A prática já pode até ser chamada de velha em países da União Europeia ou da América do Norte, mas, no Brasil, ainda está longe de fazer parte do nosso cotidiano. O aluguel de bicicletas para andar pela cidade, a passeio ou a trabalho, fracassou na primeira tentativa de implantação no Rio - as bikes duraram pouquíssimo tempo. Já em Porto Alegre, o shopping Paseo Zona Sul tem alguns equipamentos para emprestar aos usuários e, desde domingo passado, o bairro Moinhos de Vento passou a contar com o seu. O local escolhido para dar forma a essa proposta em Porto Alegre foi o Pátio Ivo Rizzo, na Padre Chagas, esquina com a Félix da Cunha. O projeto Bicicletas no Pátio é uma parceria da operadora Vivo com Ivo Rizzo.

O bicicletário irá funcionar de segunda a sexta, das 10h às 18h, e nos sábados e domingos, das 9h às 18h. Serão oferecidas 25 bicicletas para empréstimo, basta o interessado deixar a carteira de identidade ou de motorista enquanto fizer o passeio.


Uma caixa de barbada
Esse é especial para pais. Quem tem criança pequena em casa sabe o quão comum é usar uma peça de roupa uma vez apenas. Ou seja, são pilhas e pilhas de vestidos, calças e camisetas em ótimo estado e sem destino certo. Há quem doe ou passe adiante a um parente próximo. Também há quem venda. E de forma organizada.

No Brasil e no Exterior, existem vários blogs/brechós especializados no tema. Nos EUA, mais precisamente em São Francisco, na Califórnia, o site thredUP é especializado no comércio (muito) barato de caixas de roupas infantis e brinquedos. Basta se cadastrar e iniciar a troca. Baita ideia para ser replicada no Brasil.


Um hotel no sofá
A prática já foi tema de reportagem do caderno Viagem de ZH. Trata-se de uma rede de pessoas do mundo todo interessadas em oferecer um "pouso" para quem viaja com pouca grana. E, claro, contar com a mesma hospitalidade quando for a sua vez de colocar a mochila nas costas e passear por aí. Dá para saber mais, e se cadastrar, direto no site www.couchsurfing.org


Açúcar do vizinho
Essa é a ideia central do Share Some Sugar. Para que comprar, se você pode pegar emprestado? O site surgiu quando uma de suas criadoras, Keara, foi morar sozinha e percebeu a quantidade de utensílios domésticos que teria de comprar para equipar a nova casa.

Foi quando caiu a ficha, ela poderia pedir emprestado aos vizinhos. Mas como fazer isso em uma época que mal sabemos quem mora atrás da porta ao lado? Pois Keara foi para a internet e montou uma rede que aproxima as pessoas que moram perto uma da outra. Confira em www.sharesomesugar.com

NOSSO MUNDO SUSTENTÁVEL
Diego Vara / Agência RBS

Livros são um exemplo de produto bom de passar adiante
Foto:  Diego Vara  /  Agência RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

hmin
A era dos "bancos de reputação"
hmin
A hora de aprender a dividir
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.