clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ambiente  | 03/06/2011 06h10min

Pesquiva avalia percepção sobre o tema da biodiversidade

Sensibilização a respeito do tema no Brasil é superior à média de outros países como Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha

Consumidores e empresas de todo o mundo estão cada vez mais sensíveis ao tema biodiversidade, segundo a pesquisa Barômetro de Biodiversidade 2011, realizada pela associação internacional União para BioComércio Ético (UEBT). O estudo — que avalia o nível de conhecimento sobre o termo biodiversidade — revela que os brasileiros têm a segunda melhor colocação entre os avaliados: 93% dos entrevistados já ouviram falar sobre o assunto.

Siga o @zhnossomundo no Twitter

Os resultados da última edição da pesquisa foram divulgados nesta quinta-feira, no Espaço Natura, em Cajamar (SP). O evento contou com a participação de Rik Kutsch Lojenga, diretor executivo da UEBT, Ricardo Faucon, diretor de suprimentos da Natura, e Maria Celeste Emerick, coordenadora de gestão tecnológica da Fiocruz.

De acordo com o relatório, o interesse sobre a diversidade biológica é crescente nos sete países avaliados (Brasil, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha). Quando questionados se já tinham ouvido falar sobre a questão, em média 65% dos entrevistados nos Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido responderam positivamente em fevereiro de 2011. Dois anos antes, esse número era de 56%. No mesmo período de 2011, 27% das cem maiores companhias mundiais no setor de cosméticos mencionaram a biodiversidade em seus relatórios — bem acima dos 13% apontados em 2009.

A edição atual do estudo revela ainda que a sensibilização para o tema nos sete países chega à média de 70%. No entanto, o Barômetro de Biodiversidade da UEBT mostra grandes diferenças existentes entre as nações, com as maiores taxas na França (98%), no Brasil (93%) e na Coreia do Sul (78%).

Estudo revela papel de empresas
no abastecimento ético de insumos

Outro ponto revelado pelo estudo é o papel das empresas no abastecimento ético de insumos naturais na cadeia produtiva. Como nos anos anteriores, 88% dos entrevistados gostariam de saber mais sobre a fonte de fornecimento de biodiversidade das empresas de cosméticos. Entretanto, apenas 40% dos consumidores acreditam que as companhias do setor compram esses recursos de maneira ética. A aquisição de matérias-primas provenientes da biodiversidade envolve uma ampla gama de atores em diferentes fases ao longo da cadeia de desenvolvimento do produto.

Confira as informações sobre o Barômetro de Biodiversidade da UEBT em http://www.ethicalbiotrade.org/conferences/promosp2011.html

Curta o Nosso Mundo no Facebook

Darlene Rosinke / 

Mais de 90% dos entrevistados já ouviram falar em biodiversidade
Foto:  Darlene Rosinke


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.