clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 30/03/2011 16h21min

Qual é a função de um anabolizante?

Os anabolizantes ajudam na renovação celular, mas podem causar vários efeitos colaterais, como por exemplo a impotência sexual

Se você frequenta a academia com regularidade, já deve ter reparado naquelas pessoas que, em pouco tempo de treino, ganham músculos avantajados e os exibem com orgulho por aí. O fato é que, na grande maioria das vezes, a obtenção desses músculos nem sempre é da forma mais saudável. Na maioria das vezes, os atletas costumam fazer uso de anabolizantes e acabam deixando a saúde de lado.

>> Academias em Curitiba

“Os anabolizantes têm a função de auxiliar no anabolismo e na recuperação da fibra muscular, aumentando também as outras funções vitais, como aceleração do metabolismo e renovação celular. Mas eles também provocam uma série de efeitos colaterais”, lembra o nutricionista esportivo Diogo Correa de Oliveira Reis, da Nutrientes – Nutrição e Suplementos. Entre os mais comuns estão: irritabilidade, queda de cabelo, nervosismo, pressão alta, colesterol alterado, ginecomastia (presença de mamas em homens) e acnes em excesso.

Para o especialista, os anabolizantes devem ser tomados apenas para fins esportivos ou para recuperação do equilíbrio hormonal. “Todos os órgãos e a estrutura corporal devem estar completamente formados. Para homens, só a partir de 22 anos; mulheres, a partir de 20”, ressalta.

>> Suplementos em Curitiba

E quem pensou na impotência sexual como outro efeito colateral acertou em cheio! Segundo o nutricionista, é comum a libido cair pois o testículo ficará algum tempo sem produzir testosterona ate se restabelecer. “Muitas vezes, durante o uso de testosterona sintética, pode acontecer um efeito maior no desejo sexual, às vezes até triplicando o desejo. Mas após o final do ciclo, se não for feita a manutenção correta, a libido pode cair pois os testículos não estão produzindo testosterona, e sim acostumados com a testosterona vinda de fonte externa”, explica Diogo.

>> TOP 10 das atividades que mais queimam gordura

Suplementos x anabolizantes
Muita gente confunde o uso de suplementos e anabolizantes e acaba, assim, fazendo o uso incorreto dos produtos. Por isso, é sempre bom ficar de olho na recomendação de médicos e nutricionistas. De acordo com Malu Bastos, nutricionista da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), os suplementos alimentares são produtos elaborados com ingredientes alimentícios, podendo ser adicionados de um ou outro nutriente sintético idêntico ao presente nos alimentos; os anabolizantes (bola) ou esteróides anabólicos são derivados sintéticos da testosterona e outras substâncias medicamentosas.

E para quem fica na dúvida se deve ou não complementar a alimentação com suplementos, o nutricionista Diogo alerta para a importância da ingestão de vitaminas a fim de complementar a nutrição diária. “Vitaminas e minerais devem ser tomadas sempre, até por pessoas sedentárias. Todas as nossas funções vitais são dependentes de vitaminas e mineiras, inclusive a função cerebral”, reforça.

(Com informações de Malu Bastos, nutricionista da Abiad)

Compartilhar

HAGAH PR
Optimal Functioning, Divulgação / 

Para especialista, os anabolizantes devem ser tomados apenas para fins esportivos ou para recuperação do equilíbrio hormonal
Foto:  Optimal Functioning, Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

18/03/2011 17h25min
Como ficar livre da celulite?
03/03/2011 15h17min
O que fazer para acabar com a ressaca?
03/03/2011 14h11min
Dúvidas sobre sangramento na relação sexual
01/03/2011 19h08min
Como evitar e retirar as manchas de Sol na pele?
01/03/2011 16h27min
Academias para crianças
25/02/2011 15h31min
Saiba como evitar a trombose em voos
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.