Recursos Naturais | 06/02/2011 16h26min
A campanha por banhos mais curtos para gastar menos água já tem espaço garantido em diversas frentes. Mas quando o assunto é a quantidade do recurso utilizada para lavar automóveis, ainda falta conhecimento das práticas existentes no mercado.
Um sistema que já completa 20 anos no Exterior, e que, no Brasil, também opera há um bom tempo, agora aproveita a onda verde e sustentável para ganhar espaço. A lavagem a seco de veículos dispensa o uso da água e, por conta disso, economiza de 200 a 300 litros por automóvel limpo.
De acordo com Eliandro Arena, da ÉhcoSystem, que atua em Porto Alegre (RS), o produto utilizado na lataria é desenvolvido com propriedades químicas que fazem a sujeira se desprender facilmente. Enquanto isso, os panos utilizados são de microfibra e recolhem a sujeira da superfície ao mesmo tempo em que geram brilho pelo polimento.
A empresa de Arena opera na capital gaúcha desde o final de 2009 e já conta com uma clientela fiel. A opção pela instalação em shoppings veio da estratégia de oferecer comodidade aos clientes:
- As pessoas buscam a conveniência de poder fazer compras e limpar seu veículo, serviço este que, normalmente, não teriam tempo de fazer durante a semana.
Novidade chega ao Interior
Em Santa Maria, região central do Estado, a novidade chegou há pouco, mas já entusiasma. No subsolo do Royal Plaza Shopping, a Ecoclean também se empenha em limpar veículos sem usar água. E a lavagem a seco se estende até mesmo ao motor.
Claiton da Rocha, que já possuía uma lavagem convencional, foi a Porto Alegre, Curitiba e São Paulo para conhecer a lavagem a seco antes de trazê-la a Santa Maria.
- A empresa surgiu com essa proposta ambiental. Fomos os pioneiros no interior do Estado no oferecimento desse serviço - observa Rocha.
No início, a empresa tinha uma média diária de quatro carros lavados por dia. Hoje, esse volume passou para 12 veículos.
Como funciona
Na lavagem ecológica, é usado um produto especial para limpeza, que, na indústria química, é conhecido como Neutro. Quando o veículo chega para lavagem, primeiro é tirado o pó ou o barro mais saliente. O produto, então, é borrifado sobre o carro. Minutos depois, a sujeira pode ser removida com um pano.
Para a parte interna e pneus, existem materiais na mesma linha que completam a limpeza. Além disso, também há produtos especiais que fazem a limpeza do motor e dos bancos, polimento de vidros para retirar manchas, higienização do ar-condicionado e remoção de piche.
Lei no Distrito Federal
Nos estacionamentos públicos do Distrito Federal, uma lei proíbe a lavagem de carros com água desde o ano passado. Nestes locais, os lavadores receberam kits e treinamento para lavar os carros a seco.
Colaborou Diário de Santa Maria
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.