| 07/08/2009 12h
Após dois anos de conversações com a prefeitura, começaram nesta sexta-feira as obras de cercamento da área verde do Morro Ricaldone, onde fica a Praça Maurício de Nadal, no bairro Moinhos de Vento. A comunidade se uniu para obter da prefeitura o direito de cercar o local e juntar o dinheiro para o serviço, que era uma antiga reivindicação de quem vive na região. A coordenadora da comissão de moradores, Rita Franci Mendonça, comemorou o início dos trabalhos.
— Estava havendo invasão de traficantes e drogados. Havia assaltos. A mata estava sendo devastada pelo trânsito de meliantes. Tínhamos medo de perder essa área verde — explicou Rita.
Clique e assista ao vídeo:
O material para o cercamento foi obtido por meio de doações. O que faltou foi comprado pela vizinhança.
A questão do cercamento de lugares públicos em Porto Alegre já foi motivo de polêmica, com a sugestão de que isso fosse feito no Parque da Redenção. O supervisor da prefeitura para Praças, Parques e Jardins, Luiz Alberto Carvalho Júnior, disse que o Morro Ricaldone não é caracterizado como praça, e sim como área verde complementar — oficialmente, a Praça Maurício de Nadal não existe. Por isso, o cercamento foi liberado. Em relação a parques como a Redenção, por exemplo, é preciso um plebiscito para que mesma medida seja aplicada.
— O fato do cercamento (no Morro Ricaldone) não foi avaliado pela questão da violência. Foi um elemento a mais, mas nossa preocupação na questão ambiental é o mau uso da área, como jogar lixo, pisotear ou queimar a vegetação. E se aquela região não tiver cobertura vegetal,
ela vem toda abaixo. A erosão pode causar
desmoronamento — relatou o supervisor.
Material para o serviço foi obtido por meio de doações ou comprado pela vizinhança
Foto:
Ronaldo Bernardi
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.