| 14/07/2009 12h32min
Nos horários de pico no trânsito, filas de veículos se formam no posto de gasolina Ipiranga na esquina da Rua José do Patrocínio com a avenida Loureiro da Silva (Perimetral), na zona central de Porto Alegre. Só que a movimentação não é para abastecimento, e sim para conversão da rua à avenida, e vice-versa. O problema, conforme o gerente do posto, Glaudemir Correa, não é tanto o congestionamento que se forma nesses horários no local, mas a velocidade com que os condutores fazem a conversão durante o dia todo.
— Se eu fosse ver quantos carros passam, perderia a conta. Mas o grande problema é a velocidade. Parece um pit-stop — compara o gerente, em alusão à parada nos boxes durante as corridas de Fórmula-1, por exemplo.
O atalho permite que o motorista em trânsito pela Perimetral evite dar a volta na quadra para tomar a José do Patrocínio e adentrar
o bairro Cidade Baixa. Quem segue
pela José do Patrocínio com destino à Loureiro cruza o posto para escapar do semáforo na esquina. Quando ocorre o congestionamento, quem está atalhando chega a buzinar para os motoristas que estão abastecendo. Os frentistas ficam temerosos quanto a um possível atropelamento.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nada pode fazer, de acordo com sua assessoria de imprensa. Isso porque a empresa não pode controlar espaços privados. A questão reside na tomada de alguma providência pelo estabelecimento — a colocação de uma placa informativa é cogitada pela administração do local —, mas depende mais da educação do motorista. O costume parece difícil de mudar, como mostra a conversa de um condutor que se aproximou, a pé, ao ver o fotógrafo de Zero Hora Ronaldo Bernardi fazendo imagens dos veículos atalhando pelo posto:
— O que tu tá fazendo aí? — pergunta o motorista.
— Quem é o senhor? — questiona Bernardi.
— Sou o
motorista daquele Palio.
— O senhor acha certo
o que está fazendo aí?
— Todo mundo faz. Eu posso dizer que estava abastecendo. Quero ver tu provar que eu não abasteci.
Acidentes
Em 2008 ocorreram 11 acidentes de trânsito na região do cruzamento, informa a EPTC. Este ano, foram nove. Atropelamentos, foram dois nos últimos dois anos, um em 2008 e outro em 2009 (até 30 de junho). Nenhum teve vítima fatal.
Envie a sua sugestão de matéria para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br
Veja outras matérias do Pelas Ruas:
Veículos usam o posto para atalhar da Perimetral para a José do Patrocínio, e vice-versa
Foto:
zerohora.com
clicRBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.