clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 03/06/2009 14h31min

Desgaste de jogadores que atuam na Europa preocupa Dunga

Lateral-direito Daniel Alves foi o que mais esteve em campo, com 54 partidas

Enquanto jogadores Victor (Grêmio), Miranda (São Paulo), Ramires (Cruzeiro), André Santos (Corinthians), Kleberson (Flamengo), Nilmar e Kleber (Inter) estão em ritmo de Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, os outros 16 jogadores da Seleção Brasileira se apresentaram ao técnico Dunga no final da temporada 2008/2009 europeia. E a situação física dos atletas preocupa o treinador, segundo o GloboEsporte.com.

O jogador que mais atuou em partidas oficiais foi o lateral-direito Daniel Alves, que entrou em campo 54 vezes com o Barcelona. Valeu a pena: o time tornou-se o primeiro espanhol a conquistar, em um único ano, a Liga dos Campeões, a Copa do Rei e o campeonato nacional.

Por outro lado, alguns atletas atuaram pouco na temporada por causa de contusões. Caso do zagueiro Juan, que disputou apenas 26 partidas pela Roma. O lateral-direito Maicon fez 41 jogos, mas ficou fora da Inter de Milão entre 22 de março e 31 de maio por causa de uma lesão sofrida defendendo a seleção.

– Neste final de temporada temos que aproveitar o tempo para dar manutenção aos jogadores e recuperar quem tem problema normal nesta época. Juntar esse quebra-cabeça é difícil. Temos alguma coisa montada, mas depende de como os jogadores vão reagir a este desgaste de jogos e viagens – explicou Dunga, acrescentando que vai esperar até o dia do jogo com o Uruguai, sábado, para saber se Maicon terá condições.

Os atletas sabem que não terão muito descanso na Granja Comary, mas que é necessário se esforçar para garantir um lugar no grupo que vai à Copa do Mundo no ano que vem. É o caso do goleiro Gomes, que volta à Seleção após três anos. Titular do Tottenham, o ex-cruzeirense fez 48 jogos oficiais na última temporada e é o terceiro colocado no ranking dos “europeus” que mais atuaram, atrás de Daniel Alves e Robinho (50).

– A temporada foi duríssima, no final alguns sentem mais que os outros, isso é normal. Mentalmente temos que recarregar as forças para conseguir ir bem todo esse tempo – disse o goleiro.

A equipe canarinho treina em Teresópolis até quinta-feira, quando viaja para Montevidéu, local da partida com o Uruguai no sábado. Depois, o Brasil pega o Paraguai, dia 10, em Recife, antes de embarcar para a Copa das Confederações na África do Sul.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.