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 | 29/05/2009 07h10min

Porto Alegre terá grandes desafios no trânsito até 2014

Duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva será finalizada ainda em 2009

Ana Maria Acker  |  ana.acker@rbsonline.com.br

A Capital gaúcha já trabalha para melhorar o trânsito e a infra-estrutura de transporte público, caso seja confirmada, neste domingo, como sede da Copa de 2014, no encontro da Fifa nas Bahamas. A largada dos empreendimentos começa com a primeira fase de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Segundo o vice-prefeito e secretário especial para o Mundial, José Fortunati, essa etapa da obra - da Ipiranga até o Beira-Rio - custará R$ 4 milhões e deverá ser entregue ainda em 2009.

– A segunda fase, que vai da Avenida Ipiranga até a altura da Câmara de Vereadores, é mais complexa e é uma obra mais cara, em torno de R$ 20 milhões. Então temos que buscar recursos, junto ao governo federal, no PAC da Copa 2014 – explicou.

Outra alternativa para evitar congestionamentos no entorno do estádio colorado - o candidato mais forte a receber os jogos - será a duplicação da Avenida Moab Caldas, antiga Avenida Tronco, do bairro Azenha até a Zona Sul. No entanto, esse projeto não está finalizado e ainda não há previsão para o início das obras. No caso do metrô, a situação é outra. O plano de extensão da linha está mais adiantado. Os 20,7 quilômetros custarão R$ 3 bilhões.
 
– A linha sai da Estação Mercado, vai pela Borges de Medeiros, de forma subterrânea, em direção ao Gigante da Beira-Rio. Ao chegar no bairro Menino Deus, antes do Beira-Rio, dobra esquerda para a PUC. Passa o campus da Puc e dobra à esquerda até a Antônio de Carvalho – salientou.
 
Na ligação de Porto Alegre com a Região Metropolitana, o governo federal já anunciou o lançamento da licitação para a Rodovia do Parque (RS-448), estrada alternativa para desafogar a BR-116. A obra deverá a custar cerca de R$ 700 milhões. Com a nova via, a viagem da Capital até Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia não precisará mais passar por Canoas, o principal gargalo. Também evitaria que veículos dos vales do Rio Pardo e Taquari passassem pela 116 para chegar ao Litoral.

Também visando melhorar o deslocamento até a Região Metropolitana, a Trensurb deu início à expansão da Linha 1 do metrô de São Leopoldo até Novo Hamburgo. A obra de 9,3km e quatro estações terá um custo de R$ 652 milhões e será concluída em quatro anos.

Segurança e sub-sedes

A Fifa já possui vários dados sobre a situação da segurança no Rio Grande do Sul e determinará as metas que deverão ser cumpridas por Porto Alegre a cada ano.

– Estamos aguardando quais são as metas. Como segurança é, especialmente, competência do governo estadual, mas vamos participar e o governo federal também – relatou Fortunati.

No caso das cidades que servirão de sub-sedes para as seleções, o vice-prefeito explicou que as cidades candidatas precisam corresponder às exigências de infraestrutura hoteleira e possuírem bons campos de treino para as equipes.

– Estamos levando a mensagem da Copa para as prefeituras do interior do Estado. A proximidade de Porto Alegre ajuda, mas não é o único critério. A Fifa fará as vistorias da cidades e oferecerá às seleções, que irão escolher as cidades – confirmou.

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