clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 22/05/2009 05h10min

Quem faz mais falta, Victor ou Nilmar: fácil de responder

Diogo Olivier, colunista online  |  diogo.olivier@zerohora.com.br



 Fernando Gomes,12/04/2008                      Mauro Vieira










Quem perde mais com a convocação do técnico Dunga para os dois jogos das Eliminatórias e a Copa das Confederações na África do Sul, de 14 a 28 de junho: o Inter de Nilmar ou o Grêmio de Victor?

O Inter de Nilmar, é claro.

E nem precisa colocar na conta do Beira-Rio o experiente lateral-esquerdo Kleber, também chamado para enfrentar Uruguai (dia 6 de junho, em Montevidéu) e Paraguai (dia 10, em Recife), antes de seguir rumo ao país da Copa de 2010. Apenas por perder um goleador acima da média como Nilmar, é o Inter o maior prejudicado.

Quer ver? É só voltar um pouco no tempo.

Quem decidiu a Copa Sul-Americana? Nilmar sofreu o pênalti que deu a vitória por 1 a 0 em La Plata e, depois, no Beira-Rio, garantiu o título sobre o Estudiantes ao marcar o gol de empate em 1 a 1 na prorrogação. No Gre-Nal de Erechim, que encaminhou o primeiro turno do Gauchão e a vaga na final, quem fez o gol da vitória por 2 a 1 aos 37 minutos do segundo tempo? Acertou. Na primeira rodada do Brasileirão, contra o Corinthians, nem precisa recordar do gol antológico driblando seis. Para eliminar o Flamengo na Copa do Brasil, quarta-feira, lá estava Nilmar interceptando o passe de Juan. Ele correu mais de 40 metros, ergueu a cabeça e viu Taison na área. Executou o passe rasteiro, entre dois jogadores e o bom goleiro Bruno: gol.

Retire Nilmar do que descrevi acima. Qual seria a resultante? 

É claro que Victor é um goleiro soberbo e tem operado milagres no santuário gremista. Mas perder artilheiro é sempre pior. Além do mais, o goleiro reserva Marcelo Grohe tem dado conta do recado diante de uma defesa entrosada. No Gauchão deste ano ele jogou três vezes, não perdeu e levou só um gol, no empate em 1 a 1 com a Ulbra. Contra Veranópolis e Sapucaiense, 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente. Muitos acreditam que na derrota dos reservas por 4 a 0 para o Caxias, no segundo turno, era Marcelo o goleiro. Mas não: era Victor.

Enfim: perde mais o Inter sem Nilmar, embora seja compreensível a dor gremista com a convocação de Victor.

E você o que acha? Dê a sua opinião.

Leia os textos anteriores da coluna No Ataque.

Siga a coluna no Twitter.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.