clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 02/05/2009 02h40min

San Martín tem apenas quatro anos de existência

Clube compensa o salário modesto com bolsas de estudos aos jogadores

Leandro Behs  |  leandro.behs@zerohora.com.br

O adversário do Grêmio nas oitavas de final da Libertadores é uma espécie de Ulbra peruana. Assim como a instituição gaúcha, o San Martín é recente. Fundada em 2004 por professores da Universidade de San Martín de Porres – uma das principais particulares de Lima – e empresários locais, estreou na primeira divisão ao comprar a vaga do Coopsol, um time também com sede na capital.

Agora, como único remanescente do Peru na Libertadores, o time deve ser adotado pelas demais torcidas. Até por que carrega o nome San Martín de Porres, santo mulato e um dos mais populares do país. Na quarta-feira, quando receber o Grêmio no Estádio Alejandro Villanueva, do Alianza Lima, contará com apoio de pelo menos 15 mil torcedores. Se dependesse só de sua torcida, os “santos”, como são chamados, atrairia pouco mais de mil pessoas.

Confira o caminho do Grêmio na Libertadores


Com um projeto enxuto, o San Martín sagrou-se campeão nacional com apenas quatro anos de vida. Em 2008, foi bicampeão peruano. Com uma folha salarial modesta para os padrões locais – o clube investe cerca de R$ 178 mil mensais com o futebol –, o San Martín contrata jogadores oferecendo bolsas na universidade para eles e seus familiares. Do grupo atual, nenhum jogador está cursando faculdade. Mas quase todos têm mulher, irmãos ou primos matriculados na instituição.

Em comemoração ao bicampeonato nacional e o retorno às aulas, no começo do ano o elenco do San Martín posou com o uniforme de jogo e com o capelo – aquele chapéu que os formandos recebem para colação de grau. A foto virou campanha publicitária da universidade.

Após perder por 3 a 0 para o eliminado River Plate, na quarta-feira, o San Martín teve dificuldade para viajar de Buenos Aires até Lima. O Aeroporto de Ezeiza estava fechado, devido ao mau tempo, e o voo atrasou cinco horas. A chegada em casa estava prevista apenas para as 22h de ontem (horário de Brasília). Por isso, no domingo, o San Martín utilizará time misto contra o Inti Gas, pelo campeonato peruano.

Site oficial San Martín / 

Jogadores posam para foto que comemora o bicampeonato nacional e o início das aulas na Universidade San Martín
Foto:  Site oficial San Martín


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

01/05/2009 21h43min
Cauteloso, Krieger diz que Grêmio espera dificuldades no Peru
01/05/2009 17h34min
Técnico do San Martín se mostra confiante para duelo com o Grêmio
01/05/2009 13h
Marcelo Rospide elogia San Martín, próximo adversário na Libertadores
01/05/2009 12h18min
Volante Túlio é apresentado no Estádio Olímpico
01/05/2009 10h22min
Jornal peruano classifica Grêmio como poderoso
01/05/2009 04h59min
Grêmio enfrentará clubes sem tradição nas oitavas e nas quartas da Libertadores
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.