clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/11/2008 09h05min

Joinville monta central de apoio às vítimas das enchentes

Saiba como ajudar os desabrigados e desalojados da cidade

Amanda Miranda  |  amanda.miranda@an.com.br

A partir das 8 horas desta quarta, o Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen, estará ocupado por toneladas de alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza doados por quem se solidarizou com o drama vivido pelas milhares de famílias desabrigadas e desalojadas desde sábado.

O local vai sediar a Central Solidária, com funcionamento diário até a próxima terça-feira, das 8 às 22 horas. A iniciativa privada, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e a Associação Joinvilense de Obras Sociais (Ajos) vão conduzir o projeto.

O objetivo é centralizar as doações, que vêm de todas as partes. Segundo o empresário Adriano Silva, que assumiu a coordenação geral, muitas pessoas não sabiam para onde enviar os donativos.

Alguns encaminhavam para o Corpo de Bombeiros, outros para a Defesa Civil e outros, ainda, para a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Estes locais estavam com os espaços tomados. Além disso, a ausência de um posto único poderia prejudicar a distribuição.

A parceria entre a empresas, o poder público, entidades e Organizações Não-governamentais (ONGs) formou uma grande rede de solidariedade, em que cada um assumiu uma função.

Enquanto o empresário coordena as atividades e busca meios logísticos para fazer a distribuição do material, a Ajos fica responsável pela coleta dos donativos e a SAS e a Defesa Civil pelo cadastro das famílias e fornecimento do que foi recebido. Até ontem, havia cerca de 400 pessoas cadastradas.

Além da Central Solidária, Joinville conta com uma série de postos de arrecadação espalhados por universidades, empresas, fundações e igrejas. As pessoas que não puderem levar as doações até o expocentro poderão entregar nos postos de arrecadação (veja ao lado). Mas a preferência é deixar no expocentro.

Nesta terça, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus tinha cerca de 14 toneladas de roupas e alimentos. Todo esse material será encaminhado hoje para o expocentro.

ALGUNS POSTOS DE ARRECADAÇÃO
- Faculdades e universidades
UNIVILLE - Bom Retiro e Centro.
SOCIESC - campus Boa Vista.
UDESC - Bom Retiro. Mais informações nos telefones 4009 7915 ou 4009 7996.
ANHANGUERA - nas unidades de Joinville e Jaraguá do Sul.
CEFET - rua Pavão, 1337, bairro Costa e Silva, telefone (47) 3431-5600
- Entidades públicas
Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville recebe donativos no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Osvaldo Aranha, na rua Lindóia, 103 - bairro Glória (perto da Churrascaria do Lino), em Joinville. Os telefones são 8849-6161, 9904-1904, 9132-8788 e 9964-3955.
Secretaria Regional do bairro Nova Brasília, na rua Minas Gerais, 1303. Informações pelo telefone (47) 3426-62 39.
- Empresas
SHOPPING MUELLER - no Centro.
LOJAS COLOMBO - as 44 lojas do Estado terão postos de coleta.
SUPERMERCADOS BIG - rede está recebendo donativos nas suas sedes espalhadas pela cidade.
TRANSTUSA E GIDION - nos terminais de ônibus urbanos.
- Associações/autarquias
Associação de Moradores do Bairro Boa Vista, na rua Albano Schmidt, 2116.
- Esporte solidário
As equipes de basquete e futsal de Joinville vão fazer um jogo beneficente batizado de “Esporte Solidário - Unidos somos mais fortes”. O evento será nesta quinta-feira, às 19h30, no Ginásio Ivan Rodrigues, com atletas de basquete e futsal na mesma quadra, ao mesmo tempo. Será uma partida de 40 minutos. Nos 20 primeiros, a disputa será de futsal. Na outra metade, a meta passa a será de basquete.
O objetivo é reunir o maior número doações para os atingidos pelas cheias. O ingresso será dois quilos de alimento não-perecível, roupa ou material de limpeza. Haverá sorteio de camisas oficiais e outros prêmios.
- Igrejas
A ajuda deve ser levada para qualquer igreja ou capela perto de sua casa. Depois, os donativos serão encaminhado para o Centro Diocesano de Pastoral, na rua Jaguaruna, 147, Centro de Joinville e enviados para as famílias atingidas em toda a região.
- Escolas
As escolas que estão servindo de abrigo (lista na página 18) também estão recebendo doações.
- Outros pontos
SESC - rua Itaiópolis, 470, bairro América. Mais informações pelo 0800 643 4363
SENAC - rua Visconde de Taunay, 730, no bairro Atiradores
ARENA JOINVILLE - rua Inácio Bastos, 1084

A NOTÍCIA
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.