clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/02/2003 18h41min

BID pode aumentar investimentos na duplicação da BR-101

Medida compensaria desistência de banco japonês no negócio

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou que estaria disposto a aumentar a sua participação no financiamento das obras de duplicação do trecho sul da BR-101, chegando a 60% do total dos custos. Isso porque a outra instituição financiadora, o Banco da Cooperação Internacional do Japão (JBIC), já teria comunicado o governo federal que não está mais interessado em participar do negócio.

O escritório do JBIC no Brasil, porém, não quis se manifestar sobre o assunto. O Ministério dos Transportes, apesar de alegar que oficialmente não foi informado sobre a desistência do banco japonês, afirma que esses movimentos das instituições financeiras são normais.

Nesta quinta, dia 20, em Brasília, o especialista em Transportes do BID, Pablo Peña, adiantou ao deputado federal Jorge Boeira (PT-SC) que, se for necessário, a instituição estaria disposta a assumir o financiamento que caberia ao JBIC, estimado em US$ 322 milhões. O BID, no entanto, ainda espera manifestação do governo federal sobre o interesse no empréstimo.

– O JBIC teria dito que não tem interesse no financiamento, mas estou tranqüilo, porque o BID já assegurou que os recursos estão disponíveis – afirmou Boeira ao sair do encontro no BID.

A reunião no Ministério dos Transportes sobre a obra será no dia 25, com a presença do ministro dos Transportes, Anderson Adauto. Segundo Boeira, outro impasse concentra as atenções. O deputado questiona a proposta de redução de custos da obra apresentada em um projeto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que sugere até mesmo que o empreendimento não seja financiado por bancos internacionais.

Uma alternativa que, conforme Boeira, chega fora do prazo e pode comprometer o cronograma. Para pressionar o governo, desde quarta o deputado petista está recolhendo assinaturas no Congresso para a formação da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-101.

Também o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS) tentará convencer o ministro a desistir da proposta da FGV, tanto em nome da qualidade do empreendimento, quanto do tempo para a sua conclusão.

CAROLINA BAHIA / AGÊNCIA RBS
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.