clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/01/2003 10h24min

Cidade indiana pode sediar edição de 2004 do evento

Depois de três anos em Porto Alegre, encontro deve se transferir para Hyderabad

Porto Alegre poderá deixar de sediar aquele que foi o evento que inseriu a Capital no cenário internacional: nos próximos dias 21 e 22, reunião do comitê internacional decide poderá confirmar a realização da edição de 2004 do Fórum Social Mundial na cidade de Hyderabad, no centro-sul da Índia. Até o momento, a região indiana é op destino preferencial.

Também chamada de Cyberabad, em razão da projeção como centro de tecnologia de informação, Hyderabad é a capital do Estado de Andhra Pradesh. Quinta maior cidade da Índia, com 5,2 milhões de habitantes, conta com mais de 150 empresas produtoras de programas e equipamentos de informática, com multinacionais como a Microsoft e a Oracle. O interesse do comitê, entretanto, tem outras motivações.

Maria Luísa Mendonça, da organização não-governamental (ONG) Rede Social de Justiça e Direitos Humanos explica que dois dos atrativos da cidade indiana são os fatos de Hyderabad ter realizado um fórum regional e de a Índia ser um país do Hemisfério Sul. O fórum regional ocorreu na semana passada, entre os dias 2 e 7, com 22 mil pessoas credenciadas. Temas como paz, exclusão social e ecologia foram debatidos em inglês, um dos quatro idiomas falados na cidade (os outros três são línguas asiáticas).

O secretário de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo, Kjeld Jakobsen, afirma que, mesmo que sediado na Índia em 2004, o Fórum deverá voltar para Porto Alegre na edição do ano seguinte. A transferência para a Índia, segundo Jakobsen, se daria por uma questão de "equilíbrio":

– Para eles, é caro vir para Porto Alegre, como seria para nós irmos para lá. Mas é importante difundir o movimento. Para ser mais equilibrado e justo, é razoável que se realize o Fórum lá.

Confira mais informações e serviços do evento no especial Fórum Social Mundial


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.