clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/12/2007 10h16min

Vegetais do menu olímpico criam polêmica em Pequim

Comitê Organizador dos Jogos nega irrigação dos vegetais com leite e cerveja

Os vegetais do menu olímpico não estão sendo regados com cerveja, leite e vinagre, garantiu nesta quarta o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2008 (Bocog). A entidade acusou o agricultor responsável por divulgar esta informação de tentar buscar publicidade para aumentar o preço de seus produtos.

Segundo fontes do Bocog citadas pelo jornal “Beijing News”, atualmente não existem no mercado “vegetais olímpicos” e as verduras assim chamadas provavelmente estão sendo vendidas com preços de três a cinco vezes mais caro que o normal.

As mesmas fontes anunciaram consultas com o Birô Municipal de Comércio de Pequim para comprovar a autenticidade da identidade de Gou Jinwang como administrador da horta que supostamente fornecerá vegetais para o menu dos atletas que disputarão os Jogos.

Segundo a informação divulgada ontem pela imprensa local, uma horta do condado de Yangqing, em Pequim, teria tentado conseguir vegetais mais nutritivos, saborosos e com melhor aspecto usando cerveja, leite e vinagre como adubo. O agricultor foi fotografado realizando irrigação com leite.

Guo Jinwang admitiu que a plantação que administra ainda não pode ser considerada uma fornecedora oficial, já que o período de seleção ainda não chegou ao final, mas negou a intenção de se aproveitar dos Jogos Olímpicos para promover seus produtos.

Segundo Guo, em sua plantação são usados leite, cerveja e outros adubos desde 2005 e, apesar de não ter sido testado cientificamente, este sistema de fertilização deu até bom resultado até o momento.

Ele também explicou que estes produtos de irrigação não superam as quinze toneladas por hectare por ano, em resposta a ira dos torcedores, que reagiram diante da notícia afirmando que este método de irrigação era um desperdício que não correspondia com a filosofia de austeridade proclamada por Pequim.

Esta não é a primeira vez que uma informação com estas características obriga o Bocog a divulgar um rápido desmentido. Mês passado, a entidade teve que negar que estivesse criando “porcos olímpicos” em fazendas secretas com uma dieta livre de hormônios para garantir a segurança alimentar dos atletas.

EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.