| 30/03/2007 13h56min
O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo (SNTPV), Jorge Botelho, divulgou hoje um manifesto no qual os controladores de vôo ameaçam se auto-aquartelar e dar início a uma greve de fome para pressionar o governo a fazer melhorias no setor aéreo. O sindicato reúne controladores de vôo civis.
– Devido a desesperança que abateu-se sobre os profissionais de tráfego aéreo, a partir do dia 30 de março os Controladores de Tráfego Aéreo do Brasil irão se auto-aquartelar e iniciar greve de fome até que o governo atenda as nossas reivindicações – diz a nota, segundo site G1.
Os controladores reclamam de condições de trabalho e da precariedade de equipamentos e dizem que, seis meses após o acidente da Gol, “não há nenhuma sinalização positiva para as dificuldades enfrentadas” por eles. A categoria diz que houve um agravamento da situação.
– Não bastassem as dificuldades de ordem técnica-trabalhista, somos também acusados de
sabotadores, numa tentativa de encobrir as
falhas de gestão do sistema –, diz a nota.
Os controladores citaram fatores que contribuíram para agravar o caos aéreo, como os fechamentos do aeroporto de Congonhas por causa de chuva forte, a queda das comunicações em Brasília, a pane no sistema de aproximação por instrumentos do aeroporto de Guarulhos e problemas no sistema de vigilância por radar em Curitiba.
Os controladores dizem também que sempre tentaram chamar a atenção das autoridades para os problemas no setor.
A categoria faz reivindicações, como a criação de uma gratificação mensal de emergência, a desmilitarização do controle de tráfego aéreo, e a criação de uma comissão com representantes do Executivo e dos controladores para acompanhar as mudanças no setor.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.