clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/03/2007 17h25min

Oposição diz que governo teme investigação na Infraero

Líder do PFL sustenta que teriam ocorrido irregularidades na estatal

A oposição voltou à carga nesta segunda-feira contra a tentativa do governo de evitar a instalação da CPI do Apagão Aéreo. Segundo o líder do PFL na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), o governo não quer a CPI porque tem medo de que ela traga a público irregularidades que teriam ocorrido na Infraero, estatal que administra os aeroportos. O pefelista acusou a estatal de financiar campanhas de governistas. Segundo ele, para provar as irregularidades, a oposição quer cruzar relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) com os financiamentos.

– O que há de impropriedade na Infraero salta aos olhos. Se cruzarmos o relatório do TCU e o financiamento de candidatos, principalmente petistas, talvez possamos fazer alguamas ilações – afirmou o pefelista.

Onyx e um grupo de parlamentares da oposição se reuniram nesta segunda-feira com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para propor uma trégua na disputa com os governistas em torno da CPI. Os líderes da base, no entanto, não aceitaram a proposta.

Para os líderes da oposição, os últimos atrasos nos aeroportos só reforçam a necessidade de investigação do setor. Ainda segundo eles, hoje não há quórum na Câmara porque vários parlamentares não chegaram a tempo a Brasília por causa da crise nos aeroportos.

– A oposição fez um gesto de boa vontade. Mostrou que há espaço para o diálogo, mas a verdade é que não há quórum porque os deputados não chegaram e o governo não mostrou nenhum avanço positivo no setor aéreo. Não há nenhuma ação específica do governo e ele continua omisso e acomodado - disse Onyx.

A oposição também pediu a Chinaglia que responda o mais rapidamente possível ao pedido de informações feito pelo relator do mandado de segurança apresentado pela oposição no STF, ministro Celso de Mello. Somente nesta segunda-feira o pedido do relator chegou a Chinaglia.

O líder do PSDB, Antonio Carlos Pannunzio (SP), avisou que a oposição não vai aceitar uma suposta manobra que estaria sendo arquitetada pelo governo para garantir que a decisão da CCJ seja mantida em plenário. Segundo ele, o governo prepara um parecer jurídico nesse sentido.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.