clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/03/2007 17h49min

Lula e PMDB discutem novo nome para Agricultura na segunda

Waldemir Moka (MS) é o mais cotado para o cargo

Os líderes do PMDB devem debater com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem será o novo titular do Ministério da Agricultura nesta segunda-feira. O PMDB conquistou a pasta na reforma ministerial e indicou o deputado federal Odilio Balbinotti (PMDB-PR). No entanto, sua indicação foi inviabilizada, já que Balbinotti é alvo de investigações por falsidade ideológica, falsificação de documentos e uso de laranjas para alongar empréstimos bancários.

- Manteremos a mesma lista que entregamos ao presidente Lula, à exceção de Balbinotti, claro - disse o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).

Além de Balbinotti, a lista inclui Fernando Diniz (MG), Eunício Oliveira (CE), Tadeu Filippelli (DF), Reinhold Stephanes (PR) e Waldemir Moka (MS) - este último o mais cotado para o cargo. De acordo com o Blog do Noblat, os preferidos da bancada são Moka e Filippelli. Sábado de manhã, antes da desistência de Balbinotti, Temer fez muitos elogios ao parlamentar de Mato Grosso do Sul.

- O Moka é muito respeitado na área ruralista. O ex-ministro Roberto Rodrigues, com quem conversei ontem (anteontem) elogiou muito o nome dele. Para o PMDB, o importante é o partido continuar com o ministério - disse Temer.

Em conversa com Lula, na sexta-feira, Alves e Temer ouviram que, se houvesse algum fato novo durante o fim de semana, eles seriam chamados para um novo encontro já na segunda-feira.

- O fato novo aconteceu, foi a desistência de Balbinotti. Portanto, esperamos conversar com o presidente e decidir quem assumirá a pasta - disse Alves.

Em entrevista nest sábado , Odilio Balbinotti voltou a alegar inocência, afirmou que lamenta a decisão e atribuiu a seus adversários políticos a repercussão negativa na mídia de sua indicação para o cargo.

Ministro do Desenvolvimento ainda é dúvida

Lula ainda não encontrou substituto para Luiz Fernando Furlan, que deixará o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. É o único ministério totalmente em aberto. O empresário Jorge Gerdau e o executivo Maurício Botelho, presidente da Embraer, foram sondados, mas os contatos não prosperaram. A ida já confirmada de Walfrido Mares Guia para o Ministério das Relações Institucionais abre espaço para a entrada da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT) no Ministério do Turismo.

Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente da República, telefonou para a ex-prefeita de São Paulo na sexta-feira convidando-a para uma audiência com Lula na próxima segunda-feira ao meio-dia, para que o convite seja formalizado. Marta diz a interlocutores que está disposta a aceitar o cargo.

Pastas do PMDB controlam quase 20% do Orçamento

O PMDB passa a ter cinco pastas com a reforma ministerial, que juntas passarão a controlar o equivalente a 19,5% do orçamento dos ministérios (R$ 91,6 bilhões). O partido já tem Comunicações (Hélio Costa) e Minas e Energia (Silas Rondeau). Os dois ministros continuam nos cargos.

AGÊNCIA O GLOBO
Antonio Cruz / ABr

Odilio Balbinotti desistiu do Ministério da Agricultura
Foto:  Antonio Cruz  /  ABr


Notícias Relacionadas

18/03/2007 14h12min
Filippelli e Moka são cotados para o Ministério da Agricultura
17/03/2007 20h17min
PMDB mantém indicados para Ministério da Agricultura
17/03/2007 16h54min
Balbinotti desiste de indicação para Agricultura
17/03/2007 10h48min
PMDB espera por desistência de Balbinotti
17/03/2007 00h11min
Balbinotti teria usado laranjas em operação financeira
16/03/2007 16h28min
Temer diz que decisão sobre Balbinotti está nas mãos de Lula
16/03/2007 15h45min
Alencar diz que Balbinotti precisa convencer a sociedade
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.