clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 30/01/2007 14h13min

Unisul e Cimed fazem clássico catarinense na Superliga

Equipes se destacam em vários fundamentos na competição

Unisul e Cimed fazem nesta terça, às 20h30min, no Ginásio Forquilhão, em São José, um dos clássicos regionais da 15ª e última rodada da primeira fase classificatória da Superliga Masculina de Vôlei 2006/07. O canal Sportv vai transmitir a partida ao vivo.

A Unisul, primeira colocada nas estatísticas de levantamento (37,55%) e bloqueio (23,37%), está em quarto lugar e embalada após a vitória sobre o Betim (MG) por 3 sets a 1. Já a vice-líder Cimed, que tem os melhores saque (9,58%) e defesa (22,02%) da competição, foi derrotada pelo invicto Minas, por 3 sets a 2, na última rodada.

Os dois levantadores mais eficientes estarão em quadra: Bruno Resende (42,96%), da Cimed, e Vinhedo (42,86%), da Unisul. Este último, aliás, foi campeão paulista, do Grand Prix e da Superliga na temporada 2004/05 pelo Banespa (SP) ao lado do ponteiro Filipe, atualmente na Cimed e primeiro colocado no saque (18,13%).

– O Filipe é muito bom no saque, na defesa e no ataque. É um jogador completo. Hoje em dia é difícil um jogador ter esse equilíbrio em vários fundamentos. Temos de ter cuidado também com o experiente oposto Milinkovic, que tem feito a diferença, e o levantador Bruninho (Bruno Resende). Será um jogo longo e disputado por duas grandes equipes que estão buscando a ponta da tabela – afirma Vinhedo, ciente de que Milinkovic é o sétimo atacante mais eficiente da competição, com 34,76%.

Milinkovic e Filipe também se destacam no ranking de defesa, ocupando a terceira (27,66%) e a sexta posições (25,69%), respectivamente. Nesse mesmo fundamento, a Cimed conta ainda com a eficiência do líbero Jeffe, segundo colocado (32,78%).

– Estou começando a me destacar agora na defesa, com o passe consistente. No saque, eu já venho bem há três anos. O saque é um momento seu e, quando ele entra, facilita o trabalho da nossa defesa. Quando é forte, quebra a recepção do adversário – diz Filipe, que começou a jogar vôlei aos 15 anos, no interior de Minas, incentivado pelo pai (professor de Educação Física) e pelo irmão Daniel (dois anos mais velho e também jogador de vôlei).

O único fundamento que a Unisul não aparece entre os primeiros é o saque (13º lugar, com 3,36%).

– Confesso que o nosso saque não vinha entrando muito bem. Das últimas três rodadas para cá, o saque melhorou e facilitou o nosso trabalho. No voleibol, um fundamento puxa o outro. É preciso sacar bem contra a Cimed, que tem um poder de ataque muito forte e a habilidade do Bruninho no levantamento – explica Vinhedo, que iniciou aos 14 anos no Pinheiros (SP) e nas categorias de base passou ainda pelo Objetivo, de Sorocaba (SP), antes de chegar ao Banespa (SP) em 2001.

O levantador, que se transferiu para a Unisul aos 22 anos, conquistou o título mundial pela seleção brasileira infanto-juvenil e foi vice pela juvenil.

A Cimed ocupa a 12ª colocação (41,87%) no ranking de recepção.

– O nosso início foi atípico. No jogo contra São Leopoldo (RS), sofremos sete aces. Ou seja, chegamos a estar em 15º lugar na estatística. De lá para cá a gente vem aprimorando a recepção. Já sobre a equipe da Unisul/Nexxera, acredito que não aparece entre os melhores no saque porque o técnico Chiquita gosta dele mais trabalhado. Os únicos que costumam forçar o saque são o Thiago Alves e o Henrique. Vou passar bastante informação também sobre o Vinhedo, que é 50% do time deles – ressalta Filipe, que conhece Henrique desde a categoria infanto do Minas.

Além do time mineiro e do Banespa, Filipe defendeu São Caetano (SP), Santo André (SP) e Campinas (SP).


 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.